Petúnias

Como cuidar das petúnias

Como cuidar das petúnias

Umas das flores mais abundantes em jardins e terraços são as petúnias, e estas flores coloridas crescem de forma muito abundante e criam estampas realmente bonitas. Além disso, a petúnia não requer muitos cuidados além dos básicos, sendo, portanto, uma planta ideal para decorar exteriores e sacadas. Se quer saber mais a respeito de como cuidar das petúnias, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como cuidar das surfinias

Passos a seguir:

1

Quanto ao lugar ideal para colocar as petúnias, devemos destacar o fato de que precisam receber sol em abundância; por isso, deverá procurar uma área de seu jardim com luz solar durante a maior parte do dia ou, em caso de as plantar em vasos, colocá-las em sua varanda ou terraço.

2

Cabe destacar que as petúnias são uma variedade muito usada também como planta pendente, bem como seu híbrido: as surfinias. Nesse caso, deverá usar cestos para pendurar vasos ou colocar os vasos de forma apropriada para isso.

Como cuidar das petúnias - Passo 2
3

Na hora de regar as petúnias, é necessária uma irrigação abundante, especialmente na primavera e no verão, podendo essa irrigação ser inclusive diária. Entretanto, deve-se evitar molhar as flores e folhas das petúnias para que não sejam danificadas.

4

Do mesmo modo, é preciso garantir um bom sistema de drenagem para as petúnias, com o objetivo de evitar o encharcamento da água, que poderia causar o apodrecimento das raízes e, consequentemente, a morte da planta.

Como cuidar das petúnias - Passo 4
5

É importante destacar que as petúnias resistem muito bem às baixas temperaturas e, inclusive, ao gelo. Deste modo, não se preocupe com elas no inverno, embora a chuva abundante possa deteriorar suas flores, pois preferem climas secos.

Sugestão: descubra também como cuidar de lisianto em vaso nesse artigo.

6

Com respeito ao solo e aos substratos necessários às petúnias, acrescente fertilizantes na época de crescimento, e fósforo durante a floração, para que possam crescer mais fortes e saudáveis.

Como cuidar das petúnias - Passo 6
7

Entre os cuidados básicos das petúnias, destaca-se a necessidade de retirar as flores e folhas secas da planta. Deste modo, as novas flores terão mais espaço e força para brotarem.

Dica: Acesse esse artigo para saber como plantar petúnia - dicas e cuidados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar das petúnias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
30 comentários
marina borba
as minhas ficam na sombra ,quem me vendeu falou que elas nao gostam de sol
Antonio de Oliveira Coutinho
Gostei, mas queria mas dicas como cuidar quanto a tomar sol se pela manhã ou tarde e qual o horário melhor para elas? Agredecido, muita paz.
A sua avaliação:
Cristina
Boa noite E possivel retirar mudas da propria flor petunia. Obrigada E o cravo resiste ao clima de campos do jordao
Luciane Amadio berto
como cuidar das petunis e beijos
Sonia
Sempre que tentei cultivar em pleno sol, não deu certo, elas morreram. Plantei novamente e coloquei em um local com claridade, mas não com sol direto, estão lindas.
maria de fatima
comprei uma mudade petunia,noinicio ela ate floresceu mas agora ela esta com as folhas amareladas e murchas e nao sei oq fazer/
Berta
Buenis dias Por que las hojas de mi petunia se ponen amarilla ?
jjoão Alberto Luiz da osta
Muito bom , bastante esclaecedor, - Gostaria de saber um pouco mais a respeito das Petunias e da Primavera em vasos.
Editor umComo.com.br
Oi João! Que bom que gostou das dicas. Dê também uma conferida nesse artigo: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-plantar-primavera-buganvilia-28085.html#anchor_1
adriano morais
queria saber pois plantei três vesses a planta petúnias elas morrerao secando queria saber uma solucao
Gleris Suhett Fontella
Comprei uma petúnia suspensa e coloquei-a na parede da varanda da frente, bem próxima da parte exterior. A compra foi realizada no dia 05/05/2017; portanto, há +/- 20 dias. Minha varanda só recebe um pouquinho de sol à tardinha. Aguamos todo tia. A planta vio bem florida, mas permaneceram as folhas viçosas até ontem, hoje ela está com as folhas todas murchas. O que faço? Será que ela ainda sobreviverá?
Marinalva
Comprei dois vasos pendentes com petunias, troquei para um vaso maior mais percebi que elas estão murchando o que fazer?
A sua avaliação:
JOSÉ FERNANDES FONTES
GOSTO MUITO DE FLORES E AS PETÚNIAS ADMIRO-AS BASTANTE. ACHO-AS LINDAS.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi José! São lindas mesmo! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
elizangela
ola comprei petunias,mas as minhas não podem tomar nenhum solzinho que ficam murchas,pq será?
patricia
elas "bebem muito" , é bom regar bastante de manhã e a noite.
A sua avaliação:
Sandra
Comprei um petúnia linda, depois de tres meses ela ficou feia, tirei folhas e flores mortas e coloquei mais terra e fertilizante,
mesmo assim continua feia, está embaixo de uma mangueira o sol só bate as 15.00 hs será que é isso?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sandra! As petúnias são flores que precisam receber sol em abundância, cerca de oito horas por dia, por isso certifique-se de a plantar num local com sol. Obrigada pelo comentário e boas plantações!
A sua avaliação:
Alceu Sanches
a petúnia não é flor noturna?
Eva
Em que mês devo plantar as petunias e em que mes florescem? Obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eva! A altura ideal para proceder ao plantio de petúnias é na primavera, pois nesta época o nível de floração é alto. Quanto à floração, a petúnia floresce de 10 a 15 semanas após o plantio. Espero ter esclarecido suas dúvidas e até uma próxima :)
Ana
Eu tenho um vaso de petúnias que pretendo deixar no meu quarto, mas a minha janela não recebe muito sol. Ela deve tomar sol diretamente ou apenas a luz indireta basta?
Elisângela
molhei as folhas e flores por duas vezes sera que danifiquei-as?
Juliana
Olá, tenho um vaso com petúnias pendentes, elas estavam lindas, mas o vaso caiu durante uma chuva forte com vento a noite acidentalmente, e depois dai as folhas começaram a secar, ela esta ficando feia, parece que esta morrendo, o que eu faço??
Celia
Bom dia, estou com uma dúvida e já pesquisei e não encontro nada sobre o assunto, plantei minhas petunias as quais floriram lindamente a cerca de um ano, agora que é a primavera, elas estao sem flores e as folhas que ficam por baixo morreram. O que esta acontecendo?? Me disseram que é necessário replanta-las, mas não sei como faz?? Pode me ajudar por favor???
ana carolina
ola, tudo bem? adorei o artigo sobre as petúnias, foi muito útil. agora eu tenho um problema. tenho uma petunia e ela esta morrendo, as folhas estão murchando, ficando com um aspecto feio. troquei elas de vaso e de terra, porém não deu certo, e elas continuam murchas e acho que vão morrer; elas estavam na minha varanda, agora passei elas para o terraço para pegar sol e chuva. preciso de uma dica do que fazer. desde já obrigada. ana carolina
1 de 4
Como cuidar das petúnias