Partilhar

Como acabar com piolho de cobra - mais FÁCIL do que você pensa

Acabar com o piolho de cobra é possível se você fizer algumas mudanças simples na sua casa e no seu jardim.O inseticida, neste caso, é a última opção. Mas você vai ver que se adotar estas dicas do umCOMO as coisas podem mudar bastante. Para te ajudar, reunimos tudo o que você precisa saber sobre como eliminar piolho de cobra. Os piolhos de cobra, em muitas situações, são confundidos com centopeias. Apesar de serem totalmente inofensivos, os piolhos de cobra são causadores de muito susto e receio, além de serem uma praga indesejada no lar. Isto acontece porque muitas pessoas desconhecem este inseto e costumam achar que eles possuem a capacidade de queimar e causar lesões nos seres humanos que encostam neles. Entenda a seguir o que você pode fazer para lidar com essa situação.

Também lhe pode interessar: Como decorar o jardim com pedras

O que é piolho de cobra?

Geralmente, os piolhos de cobra são encontrados no quintal de sua casa, próximo a jardins ou pilhas de madeiras.

O seu corpo é divido em segmentos, sendo que quase todos apresentam dois pares de pernas. Enquanto que alguns diplópodes apenas possuem 22 pernas, outros pode chegar a ter 750! Eles rastejam, movendo-se lentamente procurando ir em busca de refeições e locais úmidos, escuros e quentes onde possam morar.

Quando chove, as infestações de piolho de cobra pioram bastante. Isto acontece porque o pequeno inseto é um decompositor de matéria.

Piolho de cobra é venenoso?

Não. Apesar de não serem venenosos, os diplópodes não devem ser permitidos em casas com crianças, uma vez que eles se escondem em orifícios e podem adentrar nas narinas ou ouvidos durante o sono e então sim, neste caso poderíamos considerar que o piolho de cobra é perigoso.

Dica: Se você costuma ter problemas no seu jardim, confira esse artigo para saber como evitar as pragas.

Diferença entre piolho de cobra e lacraia (ou centopeia)

Por incrível que pareça, os piolhos de cobra, que também são chamados de diplópodes, possuem mais pernas do que as centopeias, mas pertencem à mesma família. Sua principal diferença é que os piolhos de cobra não possuem ferrão ou glândulas de veneno, enquanto lacraias e centopeias sim.

Uma diferença mais fácil de observar é a velocidade de locomoção: os piolhos de cobra se movem muito mais lentamente do que as centopeias.

Onde tem piolho de cobra tem cobra?

Nem sempre, apenas por coincidência. Apesar do nome, não existe uma relação direta com a presença de cobras e piolhos de cobra. Pode acontecer de estarem no mesmo local, mas a presença do piolho de cobra não indica cobras necessariamente. Estes bichinhos costumam se alimentar de folhas, raízes e outras matérias vegetais que se encontrem em estado de decomposição.

Como acabar com piolho de cobra - mais FÁCIL do que você pensa - O que é piolho de cobra?

Como acabar com piolho de cobra - Dicas para evitar

Matar piolho de cobra não vai evitar que eles continuem aparecendo. O ideal é tomar medidas preventivas e de alterações no ambiente para que eles se afastem naturalmente.

Como eles são um pouco grandes, você pode impedir que eles passem por determinados locais e adentrem a sua casa ou quintal. Para isso, tampe todos os ralos de sua residência (ralos de pias, chão e dos tanques utilizados para lavar roupa) e feche todas as frestas e aberturas contidas nos muros em volta de sua casa. Se sua casa tiver um gramado, mantenha-o sempre limpo e com a grama baixa. Realizando estas ações, você afugentará de uma vez por todos esses insetos de sua vida.

Como eliminar os piolhos de cobra

  1. Siga as dicas mencionadas anteriormente para que os insetos não tenham acesso ao interior da sua casa;
  2. Faça uma limpeza, retirando materiais em decomposição e e gravetos;
  3. Mantenha as luzes acesas para que os bichos não sejam atraídos pela escuridão da casa;
  4. Mantenha a sua casa sempre arejada e livre da umidade, abra as janelas e deixe a luz do sol entrar pelas janelas. Os piolhos de cobra gostam de viver em locais úmidos, mantenha sua casa seca e eles não conseguirão sobreviver em seu lar.
  5. Evite encharcar o jardim da sua casa com água e regue-o somente quando ele já estiver bem seco.
  6. Utilize um aspirador de pó para remover estes insetos, aspire qualquer piolho de cobra que estiver rastejando no chão ou nos armários de sua casa ou simplesmente varra-os;
  7. Outra opção é usar um saco de estopa umedecido para atrair os piolhos de cobra. Quando eles acumularem no saco, descarte noutro local.
  8. Evite usar inseticidas em jardins, uma vez que eles podem contaminar animais e pessoas.

Sugestão: confira também o nosso artigo sobre insetos benéficos para o jardim.

Soluções naturais para acabar com piolho de cobra

Os inseticidas químicos devem ser sempre a última alternativa já que podem prejudicar o jardim e outros animais por ali vivem. Se você optar por inseticidas químicos, prefira uma empresa especializada. Mas, antes de você fazer isso pode testar as seguintes alternativas:

  • Galinhas: elas são predadoras naturais dos piolhos de cobra e podem acabar com eles. Se você tem condições e vontade de criá-las, são uma boa ideia;
  • Cinzas de madeira: ajudam a secar o solo, proporcionando um ambiente menos adequado aos piolhos de cobra, fazendo com que elas se afastem naturalmente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com piolho de cobra - mais FÁCIL do que você pensa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Conselhos
  • Você tem se deparado com muitos piolhos de cobra em sua casa? Gostou das dicas? Comente! Iremos adorar saber o que você achou de nossas dicas.

Escrever comentário sobre Como acabar com piolho de cobra - mais FÁCIL do que você pensa

137 comentários
Marcell
Eu morro de medo disso. Quando vejo algum na minha casa eu nem consigo dormir, me assunto com tudo que toca em mim. Não sei pq existe isso, eu ja chorei pq não quero ter medo. Eles aparecem no banheiro, e eu sofro pra tomar banho. É horrível. Eu ja matei variis na grama com água quente.
Marli
A infestação aqui e absurda e é zona rural não contamos com empresa de detetizaçao ,consigo matar 300 em minutos caminhando no quintal indo pra casa .sobem nas camas ,sofá, estão por toda parte não importa o que eu faça será que podem me dar uma luz ah claridade do dia , luz , sol nada inibe eles .me ajudem por favor ,
Max Araújo
Tenho ódio desses insetos na minha casa começou aparecer essas porcarias...na matéria fala q são inofensivos, não são mesmo! Minha esposa estava dormindo e uma subiu em cima dela e acho q ela acabou se virando e precionando o inseto q ele soltou um liquido q queimou minha esposa e tem marca ate hj...isso já aconteceu por duas vezes...insetos malditos...
Angela. Maria
Olá, minha casa e quintal esta sendo invadidos por esses bichinhos, que só de olhar já me arrepia e me dá nervoso, qual tipo de inseticida p/ matar esses bichos por favor
Berenice Batista Brandão
Na minha casa todo dia aparece dois ou tres por dia eu não aguento mais este bicho ,tenho medo ki entrem no ouvido ou no nariz das pessoas ,como eu vi nesta reportagem ,e tbm ja vi acontecer aqui onde eu moro ,,,,,Eu não sei mais o ki fazer ainda hontem eu passei cera liquida na casa toda ,,,,Maaas não adiantou acabei de pegar um embaixo da minha cama ,meu whats zap -11-95131-2651,,,,por favor me ajudem obrigada de coração a tds ,,,,,,,
Guimaraes
Acabei com uma parte destas pragas com solvente , coloca em um borifador e borrifa sobre eles . Acho que nao existe veneno contra essa praga.
marisa arnold
Nos meus vasos, tem bastante, e fiz compostagem em um barril, tem mais de mil, nunca vi tanto, tomaram conta e eu não sei se é necessario matar, pois não gosto de matar nada, , O que fazer???
Carmem Borges
Estou sofrendo com uma grande epidemia de pequenos piolhos de cobra,são milhares e milhares, quando chega a noite eles vem dos quintais vizinhos a parede fica coberta por eles e estão evadindo a minha casa estou em panico com tantos bichos, infelizmente preciso saber como elimina-los A quantidade dos bichos é muito,muito grande
fabricia
gostaria de acabar com esses piolhos na minha casa ta enchendo ,e pelas paredes salas , sofa e pela gente subindo... quando chega a noite ja fico com medo de pisar num desses.
VILMA MARIA DA SILVA DINIZ
MEUS VASOS DE FLORES E O CANTEIRO DA HORTA ESTÃO INFESTADOS DE PIOLHO DE COBRA. COMO ACABAR COM ELES?
Editor umComo.com.br
Oi Vilma! Você já testou as dicas do texto?

1 de 2

Voltar ao topo da página