menu
Partilhar

Como limpar a grelha da churrasqueira

 
Por Redação umCOMO. 26 junho 2021
Como limpar a grelha da churrasqueira

Nada combina mais com um bom clima do que tirar a poeira da churrasqueira para aproveitar uma comida deliciosa ao ar livre. Desde um churrasco saboroso a verduras saudáveis, quem não tem vontade de apreciar um dia de sol junto com os/as amigos(as) e um bom churrasco? Além disso, na grelha os alimentos cozinham no ponto certo, com menos gorduras do que se fossem fritos e conservando todo o seu sabor e nutrientes.

Dessa forma, se você está planejando o seu primeiro churrasco, certamente te interessa saber qual é a melhor maneira de limpar a grelha de uma churrasqueira. Aprenda todos os truques para que possa preparar seus pratos com segurança total e sem que nenhum alimento sequer grude na grelha. Descubra todas as dicas neste artigo do umCOMO e aprenda como limpar a grelha da churrasqueira.

Também lhe pode interessar: Como limpar churrasqueira elétrica

A cada quanto tempo devo limpar a churrasqueira

Limpar a churrasqueira com a devida frequência é importante não somente para uma cocção segura, como também para que a grelha se mantenha nova o maior tempo possível.

Assim, a churrasqueira deve ser limpa a cada uso retirando qualquer resto de alimento e evitando que a gordura fique aderida. Além disso, se na primavera ou no verão você a utiliza com bastante frequência, o aconselhado é que faça uma limpeza profunda a cada 15 ou 20 dias, tudo vai depender do tipo de churrasqueira e do estado de conservação na qual ela se encontra. A seguir, te apresentaremos diferentes truques para limpar uma grelha de churrasco. Te ajudaremos a retirar a sujeiras mais encrustadas!

Como limpar a grelha da churrasqueira com escova de cerdas metálicas

Este truque consiste em passar a escova de cerdas metálicas esfregando-a por toda a grelha. É apropriado sobretudo para limpar uma grelha de ferro. É importante ressaltar que se trata de uma escova específica para este fim e que, além disso, você deve utilizá-la exclusivamente para limpar a churrasqueira. Sugerimos que você escolha uma de boa qualidade para garantir que as cerdas não irão se desprender facilmente. Os passos que você deve seguir para utilizá-la corretamente são:

  1. Quando terminar o seu churrasco, antes de apagar o fogo, aproxime a grelha das brasas que ficarem para que assim ela chegue à temperatura máxima.
  2. Apague o fogo. Com a grelha ainda quente e com a ajuda de luvas para evitar o risco de queimaduras, passe a escova por toda a superfície e observe os restos de gordura e de alimentos se desprendendo sem dificuldade alguma. Passe a escova por cima, por baixo e pelas laterais de cada barra.
  3. Feito isso, espere a grelha esfriar totalmente e a coloque num balde só com água ou ponha ela diretamente debaixo de uma torneira ou mangueira.
  4. Seque a grelha muito bem para depois guardá-la corretamente.

Limpar a grelha da churrasqueira com papel alumínio

Se você não tem esse tipo de escova ou simplesmente não gosta de usá-la, não se preocupe porque pode criar uma "ferramenta" igualmente útil simplesmente fazendo uma bola de papel alumínio. Pegue um bom pedaço, faça a bola do tamanho de uma bolinha de tênis e passe por todas as superfícies metálicas da churrasqueira. Você verá que isso funciona como um esfregão eficaz.

Você quer saber como fazer aspargos assados na grelha? Neste artigo te ensinamos a cozinhar as verduras corretamente. Clique para ler!

Como limpar a churrasqueira com cebola e limão

Quer saber como limpar a grelha da churrasqueira com um truque surpreendente? Pois bem, a seguir te mostraremos um truque específico para desinfetar e limpar a grelha.

Corte uma cebola ao meio, espete-a com um garfo e assim que terminar de fazer todos os alimentos e o churrasco acabe, passe a cebola por toda a superfície enquanto ela ainda estiver quente. O suco que a cebola solta à medida que vai assando é perfeito para eliminar qualquer partícula aderente.

Se o problema for a gordura, faça o mesmo, mas com um limão e vai ver como conseguirá dissolvê-la. Se você precisa saber como desinfetar uma grelha, te explicamos que o limão também tem propriedades desinfetantes, logo, isso fará com que a grelha seja totalmente desinfetada e pronta para que você volte a usá-la sem que fique com sabor ou cheiro da comida feita anteriormente.

Água, sabão e bucha de cozinha

A água, o sabão e a bucha de cozinha desde sempre são uma solução simples e eficaz, algo que os torna ideais para limpar uma churrasqueira elétrica, porque evitam que o revestimento antiaderente da grelha seja perdido.

  1. Quando terminar de preparar a comida, desligue a churrasqueira da tomada e espere até que ela esfrie.
  2. Passe um pano de prato molhado pela superfície e, em seguida, com uma bucha com gotas do mesmo detergente que você usa para lavar pratos (à mão), limpe a churrasqueira passando a bucha em círculos sem pressionar demais.
  3. Retire o produto de novo com um pano de prato bem molhado e depois passe um pano seco.
Como limpar a grelha da churrasqueira - Água, sabão e bucha de cozinha

Como tirar ferrugem da churrasqueira com vinagre

Você resolver usar a churrasqueira e percebeu que ela estava com ferrugem? Isso pode acontecer mesmo que você a tenha guardado limpa. Por exemplo, algum resíduo minúsculo pode ter ficado, uma batidinha pode ter levantado a camada protetora antiaderente ou a própria umidade do ambiente podem ter provocado isso. Felizmente, o vinagre branco e o bicarbonato são duas substâncias fáceis, que você pode ter nas mãos e que te ajudarão a tirar a ferrugem da churrasqueira.

Se você quer saber como tirar ferrugem da churrasqueira, esses são os passos que deve seguir:

  1. Esquente a churrasqueira como se fosse cozinhar com ela, porque o calor sempre ajudará a fazer com que os restos de sujeira em geral se desprendam.
  2. Em uma garrafa com borrifador dilua uma parte de vinagre para duas de água. Quando a churrasqueira estiver morna ou fria, borrife a mistura por toda a grelha.
  3. Deixe agir por 10 minutos e retire o vinagre com um pano de prato úmido. Seque bem para evitar que enferruje novamente.

Como tirar ferrugem da churrasqueira com bicarbonato

Se você executou o passo a passo anterior e mesmo assim continua encontrando ferrugens na sua churrasqueira, o bicarbonato pode te ajudar a resolver o problema.

  1. Coloque a grelha fora da churrasqueira, em uma superfície plana, como por exemplo numa mesa, e espalhe uma ou duas colheres de bicarbonato por toda a superfície metálica, reforçando nas áreas mais enferrujadas.
  2. Deixe que o bicarbonato aja de 6 a 8 horas (melhor que fique por um dia inteiro, deixando a churrasqueira no sol).
  3. Passado esse tempo, lave a grelha com um pano molhado passando de fileira em fileira para espalhar o bicarbonato e com ele as partículas de ferrugem aderidas.

Se o que você quer é limpar uma churrasqueira de aço inoxidável, misture o bicarbonato com um pouco de água até obter uma textura em forma de pasta e aplique-a na grelha. Deixe agir por alguns minutos e retire da maneira como foi explicado anteriormente, com um pano úmido.

Quer aprender o que mais você pode limpar com bicarbonato? Neste artigo te mostramos todas as possibilidades de limpeza que esse produto oferece.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar a grelha da churrasqueira, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como limpar a grelha da churrasqueira
1 de 2
Como limpar a grelha da churrasqueira

Voltar ao topo da página