Partilhar

Como plantar Fruta-do-conde

Como plantar Fruta-do-conde
Imagem: hrsblog.in

A Fruta-do-conde, bizarra e deliciosa, faz parte da família Annonaceae e é uma boa fruta para se plantar em regiões mais quentes, sendo intolerante à climas mais frios. É originária das Antilhas e foi trazida para a Bahia por mãos de portugueses, em especial o Conde de Miranda, que veio a emprestar o seu título como nome para esta fruta.

Uma ótima fruta para se plantar num pomar, também conhecida como pinha, araticum, ata e anona, a fruta-do-conde tem boa aceitação no mercado. É fonte de vitaminas como a C e algumas do complexo B, rica também em carboidratos, ferro, fósforo e proteínas. E neste artigo, umComo ensina como plantar fruta-do-conde.

Também lhe pode interessar: Como plantar uva
Passos a seguir:
1

A planta pode gostar de calor e de boa e constante incidência solar, mas seus frutos não. A sua zona deve ter um clima agradável, ameno e quente, o ar deve ser arejado, mas na época de frutificação as frutas devem estar protegidas da constante incidência solar.

2

A frutificação ocorre entre 110 e 120 dias após a floração e a colheita pode ser feita após 90 dias. É fácil saber quando elas podem ser colhidas, mesmo sem a contagem dos dias, pois as frutas começam a afastar-se dos cachos e a sua coloração torna-se mais clara; é quando tornam-se maduras.

3

Para plantar a fruta-do-conde é necessário pensar bem na disposição de tempo e empenho para decidir entre comprar mudas - o que também acresce o custo - ou sementes. As mudas dão menos trabalho, principalmente se as adquirir já enxertadas, mas tem um maior custo. Já as sementes, necessitam de maior cuidado, principalmente com o afastamento das pragas e adubação.

As mudas crescem mais rapidamente e são mais resistentes, se você não pretende ter uma grande criação de frutas do conte, opte pelas mudas.

4

O solo para plantar fruta-do-conde deve ser leve e solto, ter boa capacidade de drenagem de água e riqueza em matéria orgânica. As raízes da árvore de fruta-do-conde são profundas e por este motivo o solo também deve ser. Não é muito recomendável plantá-las em vasos, a não ser que estes sejam realmente grandes, ainda que limite o seu crescimento, não será em muito. O solo deve ser ligeiramente ácido.

Como plantar Fruta-do-conde - Passo 4
Imagem: aspruder.com.br
5

Quando plantada por sementes pode levar de 20 a 30 dias para germinar, dependendo da região onde é plantada. E deve ser transplantada para solo firme e definitivo após 18 meses da germinação, quando já possui tamanho e resistência para um transplante.

6

Quando jovem, deve ser regada sempre que o solo se encontrar seco, devendo evitar secas prolongadas, tal como encharcamentos. A planta não possui grande resistência contra fungos ou doenças, tente manter o solo úmido mas não demasiadamente encharcado.

Quando adulta, pode ser regada 3 vezes por semana.

7

Ela deve ser podada e adubada a cada seis meses. A poda deve ser de formação e o adubo pode ser tanto compostagem como NPK, nas proporções 5-5-5. Não deixe de ler nossos outros artigos sobre plantio de árvores frutíferas como:

Como plantar Fruta-do-conde - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Fruta-do-conde, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Como plantar Fruta-do-conde

45 comentários
Marinaldo Valente
Artigo muito bom, mas eu gostaria de saber mesmo, se o pólen da pinha pode ser guardado, onde,como e por quantos dias dias.
Fran
Olá,meu pai plantou uma muda e já faz 12 anos e nunca deu frutos,por que será?
silvio orsolin
O artigo é bom, nota 4, só faltou a informação sobre como criar mudas usando sementes...
A sua avaliação:
Elisabete
Boa tarde,tenho um pé de pinha canteiro meu jardim.deu apenas uma fruta últimos dois anos sai às flores crescem mas depois elas secam e caem o que preciso fazer?
antonio Fortunato
Elisabete, pode ser ataque de fungos a ata é muito sensível a fungos, vc pode estar aplicando fungicida industrializado , vendido nas casa agropecuárias, ou aplicar calda bordalesa com bomba, que tem o mesmo efeito fungicida. (calda bordalesa - cal virgem com sulfato de cobre) é fácil de encontrar e preparar.
jaci
boa tarde! gostaria de saber se posso plantar perto da cisterna de agua ou nao? qual a distancia? pode me explicar sobre a raiz?
Sidnei Ronny
quantas unidades de sementes de fruta do conde devo plantar na cova?
antonio Fortunato
Sidney, normalmente eu utilizo 3 sementes, e posteriormente a germinação eu faço desbaste das mais fracas e fico sempre com a melhor desenvolvida
JOSUEL VILELA LIMA
como posso comprar as mudas enxertadas dessas frutas ?
Editor umComo.com.br
Oi, Josuel. O ideal é procurar em viveiros certificados.
Jose moacir anselmo de oliveira
gostaria de saber como devo fazer para plantar Fruta-do-conde em grande escala qual os procedimentos
A sua avaliação:
TEREZA CRISTINA DE O SILVA
tenho um pé de fruta do conde está com 1,80m derrepende começou a ficar com as folhas amareladase depois queimadas (secas) o que pode ser? por favor me ajude gostaria muito de colher frutos dela.
antonio Fortunato
Tereza, bom dia, normalmente é fungo, é mais comum do a gente pensa
calda bordalesa é uma boa saída, mas evite aplicar na inflorescência, por causa do cobre
Nádia Gomes de Castro
Estou com 4 mudas de fruta do conde...qual tamanho para lugar definitivo, vou plantar no chão.
Jose Luiz
Qual a melhor época do ano p plantar as mudas de Pinha?
antonio Fortunato
Os espaçamentos mais usados para a cultura da ateira são: 7,0 m x 5,0 m ou 7,0 m x 4,0 m ou 6,0
m x 5,0 m ou 5,0 m x 5,0 m ou 5,0 m x 4,0 m ou 4,0 m x 4,0 m, menos que isso não

Como plantar Fruta-do-conde
Imagem: hrsblog.in
Imagem: aspruder.com.br
1 de 3
Como plantar Fruta-do-conde

Voltar ao topo da página