Outras árvores de fruto

Como plantar fruta-do-conde

Como plantar fruta-do-conde

A fruta-do-conde ou pinha, de beleza rara e deliciosa, faz parte da família Annonaceae e é uma boa fruta para se plantar em regiões mais quentes, sendo intolerante a climas mais frios. É originária das Antilhas e foi trazida para a Bahia por mãos de portugueses, especificamente pelo Conde de Miranda, que emprestou seu título para dar nome a esta fruta.

Uma ótima fruta para se plantar em um pomar, a fruta-do-conde, que além de pinha, também é conhecida como araticum, ata e anona, ela tem boa aceitação no mercado. É fonte de vitaminas como a C e algumas do complexo B, rica também em carboidratos, ferro, fósforo e proteínas. Neste post do umCOMO explicamos como plantar fruta-do-conde sob as melhores condições e os cuidados essenciais para mantê-la saudável.

Também lhe pode interessar: Como plantar uva

Índice

  1. Como plantar fruta-do-conde
  2. Como plantar semente de pinha
  3. Como cuidar do pé de fruta-do-conde
  4. Quanto tempo leva um pé de pinha dar frutos?
  5. Doenças da fruta-do-conde
  6. Por que se chama fruta-do-conde e outras curiosidades

Como plantar fruta-do-conde

A fruta-do-conde pode ser plantada durante o ano todo. O pé de pinha pode gostar de calor e de boa e constante incidência solar, mas seus frutos não. Então, a sua zona de plantio deve ter um clima agradável, que incida a luz do sol, mas que ao mesmo tempo seja ameno, o ar deve ser arejado, mas na época de frutificação as frutas devem estar protegidas da constante incidência solar.

Para plantar fruta-do-conde é necessário pensar bem na disposição de tempo e empenho para decidir entre comprar mudas - o que também acresce o custo - ou plantar as sementes. As mudas dão menos trabalho, principalmente se as adquirir já enxertadas, mas têm um custo maior. Já as sementes, necessitam de mais cuidado, principalmente com o afastamento das pragas e adubação.

As mudas crescem mais rapidamente e são mais resistentes, se você não pretende ter uma grande plantação de pés de pinha ou fruta-do-conde, o ideal é optar pelas mudas. Prefira plantar fruta-do-conde proveniente de mudas de viveiros certificados, essa é uma das maneiras de garantir o desenvolvimento da árvore.

O solo para plantar fruta-do-conde deve ser leve e solto, ter boa capacidade de drenagem de água e riqueza em matéria orgânica. As raízes da árvore de fruta-do-conde são profundas e por este motivo o solo também deve ser. Não é muito recomendável plantá-las em vasos, a não ser que estes sejam realmente grandes, ainda que limite o seu crescimento, não será em muito. O solo deve ser ligeiramente ácido.

Quando plantada por sementes pode levar de 20 a 30 dias para germinar, dependendo da região onde é plantada. E deve ser transplantada para solo firme e definitivo após 18 meses da germinação, quando já possui tamanho e resistência para um transplante.

Como plantar semente de pinha

Para plantar semente de pinha você deve, primeiramente, separar as sementes de uma fruta bem madura, lavá-las e deixá-las secar na sombra. Depois de feito esse processo, siga o seguinte passo a passo para plantar fruta-do-conde:

  1. Coloque a terra, com as especificações que você encontrou na primeira seção deste artigo, em um vaso;
  2. Em seguida, com os dedos, faça um buraquinho na terra, não precisa ser muito profundo, cerca de 2 cm de profundidade;
  3. Coloque a semente em posição deitada, isto é, horizontal nesse buraquinho;
  4. Regue-a;
  5. Cubra a semente com terra e em seguida cubra o vasinho com um plástico;
  6. Coloque o vasinho no sol e deixe germinar;
  7. Em 1 mês e meio, mais ou menos, nascerá uma mudinha e depois de mais ou menos 6 meses você pode transplantá-la para onde você quiser deixá-la, sempre lembrando das orientações de como plantar fruta-do-conde que explicamos acima.

Vale ressaltar que o vasinho precisa ter furinhos embaixo, para permitir a drenagem, caso contrário, a planta pode morrer.

Como cuidar do pé de fruta-do-conde

Quando jovem, deve ser regada sempre que o solo se encontrar seco, devendo evitar secas prolongadas, tal como encharcamentos. A planta não possui grande resistência contra fungos ou doenças, tente manter o solo úmido mas não demasiadamente molhado. Quando adulta, pode ser regada 3 vezes por semana.

Como podar a árvore de fruta-do-conde

Ela deve ser podada e adubada a cada seis meses. A poda deve ser de formação, mantendo a copa arejada, mas protegendo os frutos da luz solar direta. O adubo pode ser tanto compostagem, quanto NPK, nas proporções 5-5-5. Se você quer saber como plantar outras árvores frutíferas, não deixe de ler nossos outros artigos sobre o tema:

Quanto tempo leva um pé de pinha dar frutos?

A frutificação ocorre entre 110 e 120 dias após a floração e a colheita pode ser feita após 90 dias.

Quando colher a fruta do pé de pinha?

É fácil saber quando elas podem ser colhidas, mesmo sem a contagem dos dias, pois as frutas começam a afastar-se dos cachos e a sua coloração torna-se mais clara; é quando tornam-se maduras. Aproveitamos para te lembrar que caso você vá plantá-las é das frutas maduras que você deve aproveitar as sementes.

Como plantar fruta-do-conde - Quanto tempo leva um pé de pinha dar frutos?

Doenças da fruta-do-conde

Existem algumas doenças de maior incidência na fruta-do-conde como o escurecimento dos frutos, fungos, desfolhamento, formação de cancros nos troncos, deformação dos frutos, apodrecimento das raízes, dentre outros.

O tratamento para cada um desses casos dependerá de do diagnóstico exato, de acordo com guia publicado pela Embrapa sobre as Principais Doenças da Fruteira-do-Conde no Cerrado.[1]Entretanto, de maneira geral, sabe-se que manter a adubação e condições de rega estipuladas evitam estresses hídricos e o consequente surgimento desses problemas e sua proliferação.

Por que se chama fruta-do-conde e outras curiosidades

Agora que você já sabe como plantar fruta-do-conde, que tal saber a origem deste nome? De acordo com informações do Globo Rural[2], em 1626, quando a capital do nosso país ainda era Salvador, as terras da Bahia foram uma das primeiras a registrar o plantio de uma árvore frutífera trazida ao Brasil por Conde de Miranda, daí o nome fruta-do-conde.

A fruta é importante para pequenos produtores do Sudeste e Nordeste e sua produção principal vai de janeiro a maio. Vale ressaltar que a fruta é sempre vendida in natura, isto é, na sua forma original, já que a polpa escurece no processo de produção.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar fruta-do-conde, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. JUNQUEIRA, Nilton Tadeu Vilela et al. Principais doenças da fruteira-do-conde no cerrado. Embrapa Cerrados-Circular Técnica (INFOTECA-E), 2001. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAC-2009/24053/1/cirtec_16.pdf>. Acesso em 15 de maio de 2020.
  2. REVISTA GLOBO RURAL. Como plantar fruta-do-conde. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2018/04/como-plantar-fruto-do-conde.html> Acesso em: 22 de fevereiro de 2021.
Bibliografia
  • ROÇA DO DRIM. Como plantar fruta-do-conde, pinha, germinar semente em vaso. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=D6ZKUiebGI4> Acesso em: 22 de fevereiro de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
49 comentários
A sua avaliação:
Helena
Boa noite, comprei uma muda de fruta do conde hã duas semanas sem folhas. Continua sem folhas e brotos, gostaria de saber se eh normal. Caso não seja, o que posso fazer para estimular o desenvolvimento dela.
Grata.
A sua avaliação:
REGINA CELIA GOMES ESPPENCHUTZ
Plantei um pé de fruta do conde pela semnte.Já está com uns três anos.Em quanto tempo dará frutoW Você respondeu que em 10 dia, não entendi.O que pode estar acontecendoW
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Regina, agradecemos o seu comentário. Segundo o texto a frutificação ocorre após 110 a 120 dias após a floração. Qualquer dúvida pode nos enviar. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
jose carlos
Comprei uma casa com um pe de frunta do conde nao sei se ja deu frutas esta com 2 metros e comecou a nascer folhas agora o que devo fazer para fortalecer a planta?
Marinaldo Valente
Artigo muito bom, mas eu gostaria de saber mesmo, se o pólen da pinha pode ser guardado, onde,como e por quantos dias dias.
Fran
Olá,meu pai plantou uma muda e já faz 12 anos e nunca deu frutos,por que será?
silvio orsolin
O artigo é bom, nota 4, só faltou a informação sobre como criar mudas usando sementes...
A sua avaliação:
Elisabete
Boa tarde,tenho um pé de pinha canteiro meu jardim.deu apenas uma fruta últimos dois anos sai às flores crescem mas depois elas secam e caem o que preciso fazer?
antonio Fortunato
Elisabete, pode ser ataque de fungos a ata é muito sensível a fungos, vc pode estar aplicando fungicida industrializado , vendido nas casa agropecuárias, ou aplicar calda bordalesa com bomba, que tem o mesmo efeito fungicida. (calda bordalesa - cal virgem com sulfato de cobre) é fácil de encontrar e preparar.
jaci
boa tarde! gostaria de saber se posso plantar perto da cisterna de agua ou nao? qual a distancia? pode me explicar sobre a raiz?
Sidnei Ronny
quantas unidades de sementes de fruta do conde devo plantar na cova?
antonio Fortunato
Sidney, normalmente eu utilizo 3 sementes, e posteriormente a germinação eu faço desbaste das mais fracas e fico sempre com a melhor desenvolvida
JOSUEL VILELA LIMA
como posso comprar as mudas enxertadas dessas frutas ?
Editor umComo.com.br
Oi, Josuel. O ideal é procurar em viveiros certificados.
Jose moacir anselmo de oliveira
gostaria de saber como devo fazer para plantar Fruta-do-conde em grande escala qual os procedimentos
A sua avaliação:
TEREZA CRISTINA DE O SILVA
tenho um pé de fruta do conde está com 1,80m derrepende começou a ficar com as folhas amareladase depois queimadas (secas) o que pode ser? por favor me ajude gostaria muito de colher frutos dela.
antonio Fortunato
Tereza, bom dia, normalmente é fungo, é mais comum do a gente pensa
calda bordalesa é uma boa saída, mas evite aplicar na inflorescência, por causa do cobre
Nádia Gomes de Castro
Estou com 4 mudas de fruta do conde...qual tamanho para lugar definitivo, vou plantar no chão.
Jose Luiz
Qual a melhor época do ano p plantar as mudas de Pinha?
antonio Fortunato
Os espaçamentos mais usados para a cultura da ateira são: 7,0 m x 5,0 m ou 7,0 m x 4,0 m ou 6,0
m x 5,0 m ou 5,0 m x 5,0 m ou 5,0 m x 4,0 m ou 4,0 m x 4,0 m, menos que isso não
EDVALDO CAMARGO DOS SANTOS
Quanto tempo entre plantio e começar a produzir? Notei que muitos fizeram essa pergunta, mas parece que vocês não entenderam!! Agradeço a resposta!!
Zelia
Tem como cultivar no sul do Brasil?
Serghio Bharretto
Informes sobre - Cambucá, Grumixana, Uvaia, Camu-Camu, Mangaba, Pitomba, Biribá, Lixia. Gostaria na medida do possível informes das frutas acima explicitadas sobre mudas, plantio,tempo de frutificação e Metodologia Química Analítica Quantitativa sobre os sucos 100% naturais. Desde já sou grato pelas informações. Serghio Bharretto
A sua avaliação:
eliene reis
minha pergunta foi, quanto tempo leva para frutificar; tanto a muda enxertada quanto a originaria de sementes. obrigada pela atenção vcs foram o primeiro site à mim responder. bom dia.
Editor umComo.com.br
Oi Eliene! Você pode proceder à colheita entre 110 e 120 dias após a abertura floral, mas consoante a época de florescimento pode chegar aos 180 dias. Se estiver em uma região quente, então o amadurecimento será mais rápido. Com 90 a 100 dias a fruta-do-conde encontra-se pronta para ser colheita no pé. Espero ter esclarecido suas dúvidas e muito obrigado pelo seu comentário :)
laurence da silva
consigo manter o pe de furta de conde em vaso grande?
Editor umComo.com.br
Oi Laurence! Sim desde que o vaso seja grande, consegue sim. Obrigado pelo seu comentário!
A sua avaliação:
eliene reis
só faltou a informação sobre tempo de frutificação tanto da planta enxertada quanto plantada por semente. espero informação, pois tenho 2 mudas feitas por sementes.
Editor umComo.com.br
Oi Eliene! A frutificação ocorre entre 110 e 120 dias após a floração e a colheita pode ser feita após 90 dias, em ambos os casos. Obrigado pelo comentário!
marcelo de oliveira silva
meu terreno tem 5 centro quero plantar a fruta do conde a onde
compra a muda e como plantar e para rega com gotejamento ou pivô
1 de 2
Como plantar fruta-do-conde