O cultivo de plantas

Como plantar mostarda

 
Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 1 fevereiro 2018
Como plantar mostarda

O que conhecemos como mostarda é o condimento saboroso originário de uma variedade de plantas que dão aquela ardência saborosa aos alimentos. O tempero possui uma série de benefícios que podem fazer muito bem à sua saúde, além de possuir bastante valor gastronômico e poder mudar o sabor de qualquer refeição. Nesse artigo do umCOMO, além de explicarmos Como plantar mostarda, explicaremos também como cuidar da árvore de mostarda, a diferença entre a mostarda amarela e preta, as qualidades de planta medicinal do condimento, sem esquecer, é claro, de lhe dar as melhores dicas no uso desse recurso na sua alimentação.

Vai precisar de:

  • Sementes de mostarda
  • Aparelhos de jardinagem
Também lhe pode interessar: Como plantar wasabi

Passos a seguir:

1

Primeiramente, lhe explicaremos os benefícios e malefícios da mostarda no que se refere à saúde porque ela é uma ótima planta medicinal:

  • O primeiro benefício da mostarda é a aplicação tópica da semente para tratar das micoses e também da psoríase.
  • As folhas da mostarda são ótimas para aqueles que tem diabetes e não somente isso: estudos apontam que o vegetal também faz a redução do colesterol através de ligações químicas com os ácidos biliares.
  • Como é rica em fibras e auxilia o fígado na sintetização de gorduras, a mostarda possui um alto poder de desintoxicação e dá também muitas ajudas para as mulheres que estão na menopausa, reduzindo as variações hormonais da fase.

Veja também: Remédios caseiros contra o pulgão - 11 soluções eficientes

Como plantar mostarda - Passo 1
2

Na hora de cultivar a mostarda, é importante que se escolha uma região de clima médio, que não seja muito quente e nem muito gélida, apesar da resistência da árvore de mostarda ao frio. Dessa maneira, a árvore de mostarda irá lhe dar mais sementes e crescerá mais saudável. O solo deve ser levemente ácido, com pH entre 6 e 7. Se o seu solo não alcançar esse nível, busque adubá-lo mais para obter sucesso na hora de plantar mostarda. Nesse artigo, leia mais sobre pH do solo.

3

Plante as sementes de mostarda de três em três com uma distância média de 30 centímetros por pé. A profundidade da semente deve ser de cerca de meio milímetro a um centímetro. Para obter sucesso no plantio e para aproveitar os benefícios da mostarda, você deve colocar as sementes na terra nas últimas semanas do inverno.

Como plantar mostarda - Passo 3
4

Caso você viva em uma região muito quente, faça algum tipo de proteção para que a luz do sol não seja muito forte nela. A árvore de mostarda precisa de sol, mas não suporta temperaturas muito quentes, acima dos trinta graus. Uma estufa pode ser ideal para que tenha sucesso no cultivo da mostarda. Para saber mais, leia nosso artigo Como escolher uma boa estufa.

5

Mantenha o solo sempre úmido e regue com continuidade a árvore da mostarda. Além disso, não se esqueça de tomar cuidado sempre com as possíveis ervas daninhas. A mostarda é uma planta que depende da terra só para ela e não gosta da convivência com outras plantas que possam roubar os seus nutrientes. Isso lhe dará mais precisão na hora de plantar mostarda.

6

Na hora de colher as folhas da mostarda, é importante que você mantenha aquelas que estão mais próximas do centro da planta inteiras. Isso garantirá o crescimento contínuo do vegetal. Além disso, notificamos que as folhas maiores terão mais amargor em seu sabor, portanto você deve ter cuidado com elas e preferir as folhas menores. Estas terão um gosto parecido com o do espinafre.

7

Fique atento para quando as sementes da mostarda surgirem na sua hortinha. Isso demorará de 2 a 5 meses, em média. Serão elas que lhe darão o condimento famoso, um composto entre os óleos das sementes e suas trituras. As vagens das mostardas orientais devem ser colhidas secas e as outras variedades da planta podem ter sua colheita quando ainda verdes.

Como plantar mostarda - Passo 7
8

A diferença entre a mostarda preta e a mostarda amarela está na coloração de suas sementes. Para produzir um bom molho de mostarda é preciso que se faça uma mistura entre vinagre, sementes de mostarda, óleo, água, sal e outros condimentos que você pode misturar em seu molho, ficando a seu critério e também à sua criatividade.

Como plantar mostarda - Passo 8
9

Agora que você já sabe como plantar a mostarda e quais são seus benefícios como planta medicinal, comece a lavoura e crie seu próprio molho. Além disso, confira nossos artigos sobre o plantio de outras plantas:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar mostarda, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos

  • Nos jardins, a mostarda se harmoniza muito com as flores de amor perfeito
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como plantar mostarda