As melhores condições para plantar flores

Como cuidar de Gerberas

Como cuidar de Gerberas
Imagem: cuidar.com.br

As Gerberas são plantas floríferas nativas da Africa do Sul e o termo Gerbera, define cerca de 30 subespécies do gênero que varia de acordo com o seu tamanho, tempo de floração ou cor da floração. São plantas muito bonitas e por mais que possua uma aparência um tanto quanto delicada, as Gerberas são muito resistentes e se desenvolvem muito bem no clima tropical ou subtropical do Brasil florescendo durante todo o ano, mas suas flores podem ser mais bonitas durante o inverno ou primavera.

Além disso, a gerbera é uma ótima opção entre as plantas para despoluir o ar de casa. Neste artigo umComo te explica como cuidar de Gerberas, por mais que elas sejam naturalmente resistentes, necessitam de alguns cuidados. Confira:

Também lhe pode interessar: Como cultivar gerberas

Por hora deve se escolher o lugar para plantar sua Gerbera. Se pretende planta-la num vaso escolha um com tamanho médio, entre 20 ou 30cm de altura pois as gerberas podem crescer até cerca de 40 centímetros e algumas, dependendo do clima e da quantidade de luz que recebem podem chegar a meio metro de altura. O vaso deve ser deste tamanho para não limitar o crescimento das raízes, deixando se desenvolver melhor e suas flores mais atraentes.

imagem: 1ms.net

A composição da terra para a sua Gerbera deve conter boa quantidade de adubo misturada ao substrato para que a planta cresça bonita e saudável, pode ser feita com adubo orgânico ou NPK 4-10-8 que pode ser encontrado facilmente em floriculturas ou lojas de plantio e por ser um adubo rico em fósforo, vai garantir a beleza das flores da sua Gerbera.

Além da adubagem, procure misturar um pouco de areia grossa na composição do substrato do vaso, isso ajuda a dar vazão para a água e não deixar o vaso acumular água, podendo criar bactérias ou fungos que causam doenças às sua Gerbera.

A Gerbera gosta muito de luz, e se desenvolve muito bem nela. Procure não deixa-la dentro de um ambiente fechado que não possua o minimo de circulação de ar ou incidência de luz solar direta. No caso do inverno a planta pode ficar diretamente ao sol, se for num ambiente naturalmente mais calor você pode deixa-la à meia sombra. As flores da Gerbera são resistentes então não tem problema deixa-la em contato com luz direta do sol uma vez que as suas flores não vão se queimar.

Como cuidar de Gerberas -
Imagem: musgoverde.blogspot.com

Lembre-se de regar a sua Gerbera assim que o solo estiver seco, elas não precisam de regas diárias ou com muita frequência. É possível saber quando o solo não estiver úmido afundando um pouco o dedo na terra, se não sair úmido é por que está na hora de regar a sua Gerbera. Tente não encharcar o substrato, regar com um copo de 250ml a cada dois dias é suficiente, mas esta quantia pode aumentar ou diminuir, dependendo do clima e temperatura.

Dica: Confira também esse artigo e descubra como cuidar da planta zamioculca.

Uma boa dica para que as flores da sua Gerbera fiquem sempre bonitas é arrancar as folhas secas, elas geralmente custam a cair nesta espécie e só gastam energia que a planta poderia usar para as suas flores.

Veja também:

Como cuidar de Gerberas -
Imagem: hdwallsource.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de Gerberas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
34 comentários
A sua avaliação:
Queli
Replanteu minha gerbera e as flores caíram para o lado oque devo fazer?
A sua avaliação:
gabriel calado
muito util
Rosaura
Posso plantar direto no jardim?
Editor umComo.com.br
oi, Rosaura. O solo precisa ser profundo e arejado. Sugerimos a leitura do artigo sobre como cultivar gerberas: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cultivar-gerberas-21606.html
Guinerly
Comprei um vaso de gérberas e no dia seguinte começaram a murchar inclusive os botões. Não mudei de vaso mas cortei todos os talos de todas as flores murchas. Restaram apenas folhas. Mantenho-o dentro de casa durante o dia e à noite às vezes ponho no sereno na varanda e pela manhã sempre ponho um pouco de água. Que fazer agora? Aguardar?
DIVA LOBATO
TENHO VÁRIOS CANTEIROS COM GERBERAS PLANTADAS A ALGUNS ANOS.AS TOCEIRAS ESTAÕ GRANDES TENHO ALGUMAS GERBERAS
Fabi
Tenho um vaso de gerbera e as flores caíram pro lado.Oque devo fazer ?Devo cortar as flores?
Aline
Ei o que você fez? Me ajuda pfvr
ALZIRA MÜLLER
muito bom este artigo.
Gabino Balduvino
Muchas gracias por este artículo. Compré la yerbera en Pelotas RS y la tengo en Chui, frontera con Uruguay. El clima es marítimo, húmedo y muy frio por lo que la tenía en el interior de la casa con poca luz. Comenzó a murcharse. Gracias a lo que aprendí la tengo un una ventana con mucho sol y se está recuperando. Agradecido por el artículo.
Editor umComo.com.br
Hola Gabino! Nos alegramos que te ha gustado el articulo :)
Maria José de Almeida
O que fazer qdo as onze horas deixa de dar flor e em seu lugar aparecem umas bolinhas brancas???
A sua avaliação:
Juliane Tirello
Gérbera murchando. O que faço?
Editor umComo.com.br
Oi, Juliane. Verifique se o solo está úmido e remova as folhas secas!
JOEL SOTERO
Comprei uma Gerbera vermelha para minha esposa, e com pouco tempos percebemos que as folhas estavam ficando com a cor marrom e murchando, trocamos o vaso por um maior com substrato, regamos com pouca água, local arejado com sol, de inicio ela reagiu bem, mas agora voltou a ficar murcha, o que fazer?
sueli dias neves
obrigada pela informa;cao vou seguir tudo direitinho e espero que de certo
Editor umComo.com.br
Oi Sueli! Obrigada pelo seu comentário e boas plantações :)
A sua avaliação:
Claúdia Simões Valença
Gostei da materia sobre gerberas. Queria saber mais.
Editor umComo.com.br
Oi Claúdia! Que outras coisas você gostaria de saber sobre as gerberas?
A sua avaliação:
Maraysa
Boa noite...comprei algumas gerberas e no outro dia que comprei elas murcharam. :( retirei do vasinho que elas vem e plantei no solo...adubei com substrato organico.... Tenho que cortar as Rosas murchas ou ela Vao voltar :( obrigada
A sua avaliação:
Luciana G. Silva
Adorei as dicas sobre os cuidados dessa linda plantas. Gostaria de saber por quanto tempo elas podem ficar dentro de casa e sem perder a floração. Como cuidar e quantas vezes regar. Grata pela preciosa atenção.
Editor umComo.com.br
Oi Luciana! Se você deixar a gerbera em um lugar de casa ensolarado e que passe uma corrente de ar, ela é capaz de durar bastante. Quanto a cuidados e rega, tem essa informação acima no artigo. Obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
LIDIA SANTANA
Grata pelas dicas.
Editor umComo.com.br
Oi Lidia! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
cida barros
amei saber mais um pouco sobre essa flor linda!estou cultivando uma!!!
Editor umComo.com.br
Oi Cida! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Natália
Eu tenho uma gerbera ela é linda sou apaixonada com flores e adorei as dicas vou fazer o que aprendi para que ela dure por muito tempo...
Maria Adelina Silva
tenho várias gerberas mas nesta altura do ano as folhas põem-se com uma tonalidade branca vendo-se que estão a precisar de algo que lhe devolva o verde que têm durante o outro período do ano,será que me podem aconselhar?
sofia margarida leitao biscaia fernandes
Sofia disse comprei uma rosa e as folhas estão cortadas pode-me ajudar
Imagem: cuidar.com.br
Imagem: musgoverde.blogspot.com
Imagem: hdwallsource.com
1 de 3
Como cuidar de Gerberas