Cuidar de um Bonsai

Como fazer um bonsai a partir de uma semente

Como fazer um bonsai a partir de uma semente

O bonsai é uma das curiosidades da natureza mais admirada por muitos e que combina a beleza de uma planta com a paciência e trabalho do homem. É uma combinação espetacular do trabalho do homem com a maravilhosa natureza. Fazer um bonsai é algo complicado e há duas formas de o fazer: - A multiplicação sexuada, a partir de sementes; - A multiplicação assexuada ou vegetativa que se leva a cabo a partir de um fragmento da planta. De seguida, explicaremos como fazer um bonsai a partir de uma semente.

Também lhe pode interessar: Como podar um bonsai

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que temos que fazer é conseguir umas sementes de qualidade, vamos fazê-lo a partir de frutos. A melhor época para colher os frutos é em Novembro, escolheremos os maiores e que estão bem fechados, guardando-os num sítio fresco até chegar a primavera.

Como fazer um bonsai a partir de uma semente - Passo 1
2

Uma vez chegada a primavera, temos de os abrir até chegar às sementes, se forem duros, como por exemplo o abacaxi, uma forma fácil de o conseguir é aproximá-lo de uma fonte de calor suave.

Como fazer um bonsai a partir de uma semente - Passo 2
3

Uma vez abertos, daremos uns golpes em várias direções para que as sementes se desprendam por si só. Selecionaremos as sementes de maior tamanho, deixando as mal formadas ou fracas e colocamos-las de molho durante 2 dias para obrigá-las a sair da dormência do inverno.

Como fazer um bonsai a partir de uma semente - Passo 3
4

O tipo de vasos que recomendamos quando se trata de sementes para plantar bonsais, são uns simples coadores de plástico que poderá obter a baixo custo em lojas de utilidades ou similares, pois devido ao seu grande número de orifícios que têm, facilitam a boa oxigenação das raízes, que unido a uma boa mistura de drenagem o êxito está assegurado a 100%.

Como fazer um bonsai a partir de uma semente - Passo 4
5

O solo que melhores resultados dá para fazer bonsais é 85% de xisto de 8 mm e 15% de terra de Algarrobo, mas pode-se usar qualquer mistura standard. Para fazer a plantação das sementes, faça uns buracos na terra com uma separação de 3 cm, pois se plantarmos as sementes demasiado juntas, corremos o risco de que cresçam altas e finas por falta de ar.

Como fazer um bonsai a partir de uma semente - Passo 5
6

Uma vez plantadas as sementes do bonsai, temos de as regar 3 ou 4 vezes ao dia com água não calcária e sempre pela manhã e ao anoitecer (nunca ao meio-dia), colocando os vasos num sítio mais ensolarado possível.

Como fazer um bonsai a partir de uma semente - Passo 6
7

No oitavo dia já veremos umas pequenas folhas tentando sair da terra. Passados 30 dias, preparamos um combinado vitamínico composto por 1 litro de água, ao qual acrescentaremos uma ampola de "Benerva (B1)" que podemos obter em qualquer farmácia, terá de regar com esta solução a cada 15 dias durante os primeiros 2 meses.

Como fazer um bonsai a partir de uma semente - Passo 7
8

No ano seguinte, em Fevereiro já podemos dar-lhe forma com arame.

9

Embora pareça pronto não o está, se seguiu todos os passos, observará que as árvores têm uma aparência de uns 3 anos em vez de 1 ano. Pode dar-lhe o estilo desejado com o arame que se pode utilizar para engrossar o tronco, mas com cuidado para não o danificar.

10

No ano seguinte em Março, procederemos à primeira mudança de vaso e poda das raízes.

11

A primeira coisa será limpar sem medo a bola de terra, uma vez que a idade real da árvore é de apenas de um ano. Irá extrair cuidadosamente a árvore do coador de plástico utilizado e vamos remover com cuidado as inúmeras raízes que ficaram emaranhadas nos buracos da drenagem.

12

Depois de libertar a terra do torrão, podamos as raízes mais grossas e deixamos as raízes finas beliscando as que achamos convenientes. No caso das coníferas, não devemos retirar o excesso de terra, uma vez que contém o conhecido fungo "Micorriza" e que posteriormente voltaremos a utilizar. Uma vez podadas as raízes, voltamos a plantar as árvores no mesmo vaso, onde deverá permanecer durante 3 anos, onde colocaremos abundantemente fertilizante orgânico lente, respeitando os meses de letargia e aplicando técnicas de engrossamento do tronco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um bonsai a partir de uma semente, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
Graça
Muito boa explicaçao, bem clara e sem rodeios. Adorei!
Editor umComo.com.br
Oi Graça! Que bom que as dicas foram úteis. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)
henrique
Bom dia, gostaria de saber como reproduzo um bonsai a partir de uma semente, desde já agradeço!
A sua avaliação:
A nona Maria Mera...
Achei muito interessante este artigo sobre bonsais e gostaria muito de conseguir fazer um também é bastante difícil. Com relação ao tempo creio que a Primavera que está sendo relacionado não é o nosso brasileiro. Poderia informar melhor.
A sua avaliação:
ELZA CELINA CORREA SILVA
tem como fazer um bonsai das semente de maçã noral?
Ivana Santana
Bom dia Será Veiga...sou apaixonada por bonsai...principalmente as frutíferas, só que nunca tive contato com nem uma, só as conheço através dos filmes karaté kid...Kkk TV e Internet, não sei explicar mais tenho uma paixão fora do normal por esse tipo de planta...gostaria muito que si pissivel você possa mim ajudar de algum modo como eu posso obter uma, ou como devo fazer para aprender a planta-las...esperarei ansiosa por sua resposta
Nicolas leite
Abacate
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nicolas! Se você quiser aprender a plantar abacate, confira este artigo: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-plantar-abacate-em-casa-1590.html
Nicolas
Obrigado,tem algum nutriente que possa colocar na água?
Juliana Maasdijk
Comprei umas sementes de bonsai num site confiável, agora não lembro o nome da espécie da árvore. Vou seguir suas dicas de plantio, espero ter sucesso!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Juliana! Espero que tudo dê certo! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Samara Mangueira
Já tenho uma muda de uva, como torná-la um bonsai?
gicelma
Boa noite! Eu não consegui ver nesse artigo o passo a passo como montar o bonsai. Eu gostaria de uma explicação mais detalhada, com quanto tempo faz a primeira intervenção, o básico, retira a meuda, corta as raízes? como passo o arame? se isso tudo é feito no mesmo dia? Em resumo, mais detalhes. Obrigada
Rose
Vou comprar sementes de bonsai,então posso planta-las normalmente como eu plantaria qualquer outra semente? Ou não?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Rose, se vai comprar as sementes de bonsai pode plantá-las normalmente. Depois para os cuidados da planta é só seguir os passos a partir da instrução 6. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
Usuário anônimo
Não especifica os tipos de sementes e nem nos da maior informação dos detalhes ,também nos esclarece exatamente o tipo de ferramentas adequadas . Muito superficial as explicações .
Outro anonimo
Creio que voce está procurando um curso...
lourival
Gostaria da técnica do bonsai,e fotos p/uma menhor esplicaçao
1 de 8
Como fazer um bonsai a partir de uma semente