Reparar pintura

Como pintar uma parede com umidade

Como pintar uma parede com umidade
Imagem: bricolaje-casa.com

A umidade nas paredes, além de ser um problema estético que afeta o conjunto do cômodo, também pode trazer problemas de saúde e afetar de forma negativa a comodidade e bem-estar dos habitantes da casa. Além disso, é conveniente parar o problema o mais rápido possível e reparar os danos. No seguinte artigo de umComo.com.br mostramos a você conselhos simples para que saiba como pintar uma parede com umidade. Sua eficiência é excelente e não terá que voltar a se preocupar com o aparecimento de manchas de umidade nas paredes.

Também lhe pode interessar: Como eliminar a umidade de um quarto com sal
Passos a seguir:
1

Antes de começar a pintar a parede, é necessário averiguar e determinar qual é a causa da umidade. Existem diferentes tipos de umidade (filtragem, condensação e capilaridade) já que sua origem pode ser devida a vários fatores:

  • Se for uma umidade por filtragem, como uma fuga de encanamento, será imprescindível reparar o problema para que a umidade desapareça. Desta forma, o problema estaria resolvido e quando a parede secasse por completo estaria pronta para ser pintada.
  • Outras vezes, a umidade é gerada pela entrada de água do exterior, e o melhor neste caso é impermeabilizar a parede usando uma tinta betuminosa, ideal para criar uma barreira protetora contra a umidade e impedir as infiltrações.
2

No entanto, em muitos casos, o mais normal é aparecer uma grande mancha de umidade na parede, devido à condensação do vapor de água. Isto costuma acontecer em cômodos frios, pouco ensolarados e com um grau elevado de umidade no ambiente. Neste caso é fundamental tirar a mancha para pintar posteriormente a parede e obter um resultado excelente. Explicamos a você como fazê-lo a seguir.

3

Primeiro, verifique se a mancha de umidade está seca ou não. Quando a mancha estiver seca e não apresentar mofo, é suficiente pintar a parede com uma boa tinta anti-umidade que podemos adquirir em qualquer loja especializada na manutenção e renovação do lar.

Como pintar uma parede com umidade - Passo 3
Imagem: catalogo.aki.es
4

Se pelo contrário, a mancha de umidade apresentar eflorescências ou mofo, deveremos eliminá-la. Para isso temos duas opções: usar água sanitária diluída em água e aplicar sobre a mancha com um pano ou escova suave, ou aplicar água oxigenada com um pano para eliminar os fungos. Ao finalizar, enxágue e deixe arejar a parede para que a mancha seque.

Como pintar uma parede com umidade - Passo 4
Imagem: bricopared.com
5

Para continuar com a tarefa de pintar uma parede com umidade, o melhor é aplicar depois sobre a mancha, uma tinta de borracha clorada perfeita para acabar definitivamente com os problemas de umidades nas paredes. Trata-se de um tipo de tinta que se costuma usar para pintar piscinas por seu grande poder fungicida. Depois de aplicar a tinta sobre a mancha, deixe secar entre 15 e 20 minutos e após esse tempo, pinte a parede com tinta plástica normal.

Como pintar uma parede com umidade - Passo 5
Imagem: decoracion.about.com
6

Lembre-se que para pintar bem a parede, o melhor é começar a pintar com um pincel os cantos, à volta de tomadas e interruptores, batentes de portas e janelas. Depois pode pintar o resto da superfície com o rolo para conseguir um bom acabamento.

Colocando em prática todos estes truques para pintar uma parede com umidade é possível acabar de uma vez por todas com o problema e desfrutar de um lugar mais cômodo e prazeroso em seu lar.

7

Em umComo você pode ver outros artigos interessantes sobre como evitar a umidade em casa e truques para tirar a umidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pintar uma parede com umidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
A sua avaliação:
Sergio medeiros
Esse artigo ajudou a esclarecer muitas dúvidas, é sempre bom encontrar pessoas dispostas à ajudar, parabéns pela iniciativa, ótimo trabalho.
Regina de Almeida
sempre quando pinto a parede do meu quarto ela depous de um tempo vai ficando esbranquiçada, gostaria de resolver esse problema, vcs pideriam me ajudar?
Marcia
pintei a parede com tinta escura e percebi que apareceu manchas esbranquiçadas, como se fosse pó, pois sai na mão. É umidade? Como resolver este problema? Que está fazendo mal para a súde de meu filho que acorda com alergia.
Porfírio
Após um dia de chuvoso, totalizando 50 mm de chuva. Quanto tempo deve se esperar para pintar paredes externa, com a tinta coral sol & chuva impermeabilizante exterior alto desempenho.
Marilene Castro
Gostaria de saber como faço pra tirar a umidade das paredes, já que o terreno é úmido e sobe para as paredes. Já comprei a casa assim eu não sabia, já passei selador e pintei com tinta acrílica. Agradeço sua ajuda. Obrigada
Editor umComo.com.br
ana paula
primeiro o problema da umidade das paredes da minha casa ja vem desde a afundação o terreno era um banhado você cava meio metro e ja verte agua, e com isso o reboco proximo ao piso mais ou menos um metro sempre estufa, a casa toda e de grafiato, qual a tinta que vcs me recomendam pra resolver esse problema pois nao tem condições de refazer todo o reboco da casa, ja que teria que quebrar a parede ate chegar no tijolo pelo menos um metro do chão, e a casa e grande e fora que causaria muito trantorno.
wellington
boa tarde tenho uma casa estou tendo muito problema com mofo como eliminar o mofo
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Wellington! Nesses artigos poderá encontrar dicas valiosas para eliminar e evitar o mofo e a umidade em casa:
https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-tirar-o-mofo-das-paredes-25806.html
https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-evitar-a-umidade-em-casa-2189.html
https://casa.umcomo.com.br/artigo/truques-para-remover-a-umidade-3456.html
Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Alana Marques
Depois da parede estar limpa, eu passo a tinta anti-umidade e depois a tinta de borracha clorada ou ao contrario?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alana! É isso mesmo primeiro a tinta anti-umidade e depois a outra. Muito obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Normelio de Ávila
Tenho uma parede externa do quarto dos fundos a qual esta pintada com finta acrílica branca em boas condições. Acontece que o sol não atinge a parede na manhã nem na tarde e aparece na parte enterra mau cheiro de umidade e mofo sem grandes manchas. Com que eu posso pintar sobre a tinta exis tente que está em boas condições? Aguardo resposta. Obrigado.
Antonio Turcato da Silva
tenho umidade na parede do meu quarto, estofou a tinta e apareceu mofo na parede, sera que devo tirar todo o reboque da parede ou posso raspar somente a parede e depois passar impermeabilizante e pintar
Maria da Graça
Minha parede está com umidade,e está implorando o Guarda Roupa, o que devo fazer ? A umidade vem da própria parede que fica na divisa do muro da Rua,ou do chão, não vem de encanamento ....
Fernando Luiz Ferreira
E se a humidade for de caráter permanente pelo imóvel ser abaixo da do vizinho e não houver como retirar, aqui só no tempo de seca e que piora um pouco,não tenho como sair do imóvel por não ter como comprar outro imovel e apesar do mofo ser pouco escuro ele se apresenta apenas de 60cm para baixo e num cômodo quase sem ventilação.
Arlindo r.de jesus
Tenho uma perede de quarto.atraz.e um baranco.de rua asfaltada.e da umildade.na minha parede..porque minha casa.esta no nivel.mais baixo.o que devo fazer.para aminizar.este mofo .na horra de pintar.tem.algum.produto para me indicar..obrigado..
Auzair R. Lisboa de Araújo
gostei muito das dicas foram valiosas para a pintura da minha casa. a mesma tem problemas de manchas , que vem de fora para dentro quando chove. espero agora que resolva .
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Auzair, que bom saber que foi do seu agrado! Espero que dê certo! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Nicole
muito legal essas dicas! Vou divulgar. na minha casa eu já tive problema de umidade mas eu não pintei, eu useu umas placas dessa loja. Resolveu, mas eu também estava querendo pintar. brigadinha pela dica :)
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nicole, obrigada nós pelo seu comentário! Continue acompanhando a nossa página :)
Drika
Meu quarto ainda está no cimento e está tento umidade e mofo, e eu gostaria de arrumar o quarto passar textura algo assim, mais tenho medo de mofar a textura e ficar zuando??
Assis castro
Muitobmoa gostei das dicas ,vou repassar as informação.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Assis, muito obrigada pela sua visita e por partilhar essa informação :)
Venício Siqueira
Ha um tempo atras pintei minha casa com tinta emburrachada digo as paredes externas, observando agora que outra vez iria pintar, existem alguma trincas na própria pintura por onde infiltra água de chuva e estufa a tinta da parede. O que fazer para reparar essa umidade e posteriormente pinta-la de modo que não fique emendas, pois a tinta emburrachada é mais grossa e fica aparecendo as emendas.
lourdes
Quero uma cor para pintar a frente da minha casa....
Luiz Pereira
como eliminar umidades causadas pelo bloco que foi feito com areia de praia (sal), existe algum produto?
Imagem: bricolaje-casa.com
Imagem: catalogo.aki.es
Imagem: bricopared.com
Imagem: decoracion.about.com
1 de 4
Como pintar uma parede com umidade