Podar uma flor

Como podar as hortênsias

Como podar as hortênsias
Imagem: lobuscogratis.com

As hortênsias são plantas muito comuns em jardins e sacadas, já que suas flores são grandes e vistosas, e podem ser de diferentes cores de uma ampla faixa cromática. É muito fácil plantar hortênsia em casa, os cuidados que esta planta requer também não são exagerados. Ainda assim, deveremos realizar ao menos uma poda durante o ano para que a planta cresça forte e saudável. Neste artigo de umComo, explicamos com detalhe como podar as hortênsias.

Também lhe pode interessar: Quando plantar hortênsias

Passos a seguir:

1

Uma das principais coisas que devemos levar em conta é quando fazer a poda de hortênsias, já que em muitas ocasiões são cometidos erros graves quanto à época correta para o fazer. A poda de uma hortênsia deverá ser feita no final do verão, e não no inverno ou primavera como muitas vezes se faz equivocadamente.

2

A hortênsia é uma planta que precisa de grande quantidade de água, por isso é fundamental podar aqueles ramos que já não florescem e as flores da época anterior para que os nutrientes se repartam melhor nas partes fortes e vitais da planta.

3

No entanto, também deveremos retirar uma parte dos brotes (2 ou 3 em cada 5 brotes), aqueles ramos novos que só têm um broto no final, por isso só produzirão uma flor. Caso contrário, estes absorverão a energia da planta e as flores não crescerão vigorosamente.

4

Será importante esvaziar o centro da planta, onde costuma acumular a madeira velha, evitando que os ramos se entrecruzem. Desta forma, os novos ramos poderão crescer melhor e as flores serão bem maiores e bonitas.

5

Cabe destacar que os ramos torcidos ou doentes poderão ser cortados em qualquer momento do ano.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como podar as hortênsias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
32 comentários
Rozeli coleraus
Eu tenho hortências 5 pés azul, mais é o segundo ano que não flor, só cresce muito, será que fiz poda errada?
Marcia klitzke
Obrigada pelas instruções foram de grande valor.
A sua avaliação:
Paulo Cezar Jesuino
como plantar hortência em vaso?
Nelize conteçote nascimento
Minhashortencias estão com ferrugem o que fazer.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nelize! Neste artigo poderá encontrar algumas dicas úteis para a ferrugem nas plantas: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-evitar-ferrugem-nas-plantas-22057.html
MARIANA
Bom dia! Estou com um problema. As minhas hortênsias estavam lindas ontem e deixei elas um tempinho no quintal. Fez um friozinho e no dia seguinte as flores e folhas estavam murchas :(... O que posso fazer para que elas e reestabeleçam? Elas são cor de rosa. Obrigada
Elina Xavier Pereira
Obrigada pelas orientações sobre podas de hortênsias pois estava em duvida quanto a epoca correta. Valeu a orientação. Gostei. Abraço
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elina! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Jose Tadeu Progoveski
o que vem a ser brotes, com relação aos outros tópicos excelente.
Dirce L. Miranda
Agradeço as informações para podar as Hortências. Serão muito úteis ao jardineiro de nosso apto no interior. Adorei as informações sobre flores em geral. abraço Dirce
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Dirce! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Jean Oneas Tavares Souza
QUERO AQUI AGRADECER AS INFORMAÇÕES, POIS ESTAVA A PRECISAR MUITO...E AJUDOU DEMAIS OBRIGADO!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jean, muito obrigada valeu! Continue acompanhando o nosso site :)
Maria
O galho e a flor velha da hortênsia deve ser cortados?
aldonir aita
Gostaria de saber o que coloco na terra para que as hortênsias fiquem cor de rosa?
Dair santos
gostei muito das orientaçoes porque eu nao sabia como podar as hortencias obrigado
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Dair! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Josinete
Estou com um pé de hortência enorme muitos galhos faz mais de seis meses e ainda não brotou nenhuma flor
Silvana Ribeiro
Foi bastante útil as informações. Estou refazendo meu jardim no sítio e gostaria de sugestões de plantinhas baixinhas com flores que aguenta calor. O local e pq e muito sol. Obrigada!
Elvira
como obter hortênsias de cores variadas ?
Nadja Costa Souza Oliveira
Olá, Ganhei uma hortênsia em vaso. Tava linda, com tres flores... depois que secaram e caíram, não mais floriram. Apesar de que, as folhas continuam lindas e verdosas. Não sei o que fazer para vê-la florida novamente. Isso já fazem 2 anos. E não mais floriu. Me ajude, por favor
isaac moreira
como cuidar de rosas?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Isaac, poderá encontrar informações para cuidar de uma roseira aqui: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-de-uma-roseira-2923.html
marta
eu tenho uma muda de hortênsia enao esta crescendo so esta enchendo de e brotando e não crese e normal mi ajude obrigado
Francisca Consentine
Eu moro em Manaus -Am, fui em Gramado consegui trazer alguns galos de hortênsias, planta que me encantou, peguei os galos plantei em um jarros, para minha alegria eles estão com os olhinhos abertos e agora que devo fazer? Manaus é uma Cidade muito QUENTE, neste momento estamos na época do inverno muita chuva, por favor preciso de ajuda para cuidar de minhas hortênsias. Abraços.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Francisca, nesse link encontrará conselhos úteis para cuidar das suas hortênsias: http://casa.umcomo.com.br/articulo/como-cuidar-das-hortensias-5438.html
waldyr guazzelli
gostaria de sua ajuda para resolver um problema com minha hortencia plantada na terra no meu jardim. ela já esta com aprox. 1,5 mt de altura, e ultimamente começou a ficar com todas as folhas enrugadas e as flores ficaram pequenas e tristes. já tentei molhar mais, podei alguns galhos mas não resultaram em melhorias. não sei mais o que fazer. !!!!
Eliene Rios Vergara
Quando e como podar as hortênsias, ano passado podei e elas deram ramas muito altas e flores muito pequenas. Já estão saindo brotos .
Imagem: lobuscogratis.com
Como podar as hortênsias