Passos para plantar uma flor

Como cultivar Flor de Maio

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 9 maio 2019
Como cultivar Flor de Maio

A Flor de Maio é uma planta da família das suculentas conhecida por ter o auge do seu florescimento no outono, mais especificamente entre abril e maio. Como qualquer plantas, para que ela cresça e floresça é preciso atentar-se a alguns detalhes especiais na hora do seu cultivo. Para te ajudar, o umCOMO reuniu os melhores conselhos sobre como cultivar Flor de Maio.

Vai precisar de:

  • Muda de Flor de Maio
  • Vaso com pelo menos 10 cm de diâmetro
  • Terra vegetal
  • Substrato para mudas com pH neutro
Também lhe pode interessar: Como cuidar de flor de maio

Passos a seguir:

1

A Flor de Maio é originária da Mata Atlântica do Sudeste e, portanto, está adaptada ao clima de lá. Isso significa que na hora de cultivar Flor de Maio isso deve influenciar e também a escolha do local. Dessa forma, na hora de escolher o local, considere os seguintes fatores:

  • Clima: prefira locais com temperaturas acima dos 12ºC;
  • Luz: seu local de plantio deve receber sombra parcial mas com bastante luminosidade. O importante é que ela não esteja o tempo toda exposta diretamente ao sol, tampouco na sombra sempre;
Como cultivar Flor de Maio - Passo 1
2

Para cultivar Flor de Maio, prepare um vaso que tenha pelo menos 10 cm de diâmetro, visto que essa planta pode atingir até 30 cm de altura. Se você deseja o efeito com caimento, pense em um vaso com corrente para que ele possa estar pendurado.

3

Recomenda-se um solo bem drenado para plantar Flor de Maio. Para isso, você pode forrar o vaso com areia e pedras antes de completar com terra.

4

Complete com terra vegetal e substrato para mudas com pH neutro e abra um buraco que tenha o tamanho suficiente para acomodar a muda de Flor de Maio.

5

Acomode a muda de Flor de Maio e cubra com terra a parte do buraco, mas sem apertar muito. Regue a terra sem encharcar e tente direcionar para a raiz e não para as folhas. Se você for plantar outras mudas ao mesmo tempo, ou for deixá-la ao lado de outras plantas, recomenda-se um espaçamento de 20 a 30 cm com as outras flores e plantas.

6

Feito isso, sua Flor de Maio já está plantada. Mas agora, para que ela realmente floresça é preciso cuidar dela da maneira correta. Mantenha o solo úmido mas nunca encharcado. Você deve monitorar, mas geralmente, 2 regas por semana costumam bastar.

Após 3 anos do plantio, recomenda-se replantá-las em novos vasos com uma nova mistura de terra.

Como cultivar Flor de Maio - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar Flor de Maio, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos

  • Este mesmo processo pode ser realizado com sementes, mas é importante lembrar que o tempo de crescimento é bem mais lento.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
A sua avaliação:
Maria Gorete Souza Reis
Eu comprei um vaso de flor de maio e tenho flor em todos os meses. Meu marido gosta muito de flores e está apaixonado pela flor de todos os meses.
Maryneide
minha flor de maio fica com as folha vermelhas, ja tentei podar mas nao resolveu, vc pode me ajudar
Marileide Ribeiro
Eu tenho da cor laranja e rosa choque amo as minhas más esse ano elas deu flores em junho🤭😂 é muito fácil fazer mudas eu faço com as folhas e demora sim um pouco pra crescer mas eu amo as minhas e não tem segredo pra cuidar delas quero mais cores
A sua avaliação:
Elena
Olá tenho um vaso com uma flor de maio e tenho ela a anos ,e nunca deu flor ,ela está verdinha e mudei para um vaso maior e o local é bem arejado e tem claridade ,o que posso para que dê flores . Obrigada
A sua avaliação:
Maria Júlia
Plantei mudas de Flor-de-Maio há 2 meses e elas ainda não brotaram. Será que elas ainda podem brotar?
JUSSARA E. H. NEVES FERNANDES
COMPREI UM VASO DE FLOR DE MAIO, ESTVA COM 3 FLORES E VARIOS BOTÕES, FAZEM APENAS 2 SEMANAS QUE COMPREI, AS FLORES JA CAIRAM E S BOTÕES TBM ESTÃO CAINDO, A CADA DIA TEM UNS 4 A 5 BOTÕES CAIDOS....O QUE SERÁ QUE ESTOU FAZENDO DE ERRADO, POIS A REGODE 2 A 3X NA SEMANA...NECESSITO DE AUXILIO DE VCS...OBRIGADA...
A sua avaliação:
Fabiana
Bom tenho uma flor de maio grande. Mas ainda não floriu. Já tive outras duas, mas não permaneceu. Uma dessas só sobrou uma folha que esta vingando. Esta nascendo outras folhas, mas o problema que tive é que caiu as folhas e tentava replantar, não colocava água na terra e sim no prato, mas as folhas acabavam ficando meio babadas e morriam.... Agora estou molhando muito pouco.....
Ilza
Molha só uma vez na semana, ela não gosta de muita água
Sheyla Barboza
Olá, gostaria de saber porque as minhas flores de maio quando estão bonitas cheias de brotos, sem melar, começam a cair galhos e folhas.Naoconsigo cultivar.
María
Meu vaso de flor de maio simplesmente as folhas estão caindo. O que devo fazer ?
Obrigada
Marli DAvila Xavier
Sempre que eu compro a flor de maio em vaso pequeno, já com botoes ela não abre os botões e acaba murchando. Moro em apto e o lugar que ela fica é bem iluminado.E as vezes acaba caindo as hastes inteiras da planta e eu acabo jogando fora.O que devo fazer?Aguardo resposta
val
como consigo mudas das flor d maios,são plantadas como mudas???
arlene costa
é a pior planta pra se cultivar já comprei umas quinhentas e nenhuma pegou
Rosa
Arlene, coloque alguns pedaços de xaxim no vaso que ajuda a pegar, elas adoram o contato com xaxim e não diretamente na terra.Boa sorte!!
Regina Maura Agostinho Gonçalves
As minhas flores de maio estão com as folhas despencando. Posso usar o NPK 10/10/10?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Regina. Pode funcionar, mas é bom dar uma olhada nestes outros cuidados também: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-de-flor-de-maio-17926.html
Robilene
olá boa noite ..Eu tenho flor de maio mas naõ estaõ produzindo flor esta bonita com brilho nelas mas naõ esta florindo o que fazer..
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Olá, Robilene. Você pode seguir as dicas deste artigo sobre como cuidar da Flor de Maio: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-de-flor-de-maio-17926.html
Eliane Rodrigues
Amei gostaria de aprender mais
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Que bom que você gostou, Eliane. Aqui temos mais dicas sobre como cuidar da Flor de Maio: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-de-flor-de-maio-17926.html
Roseli Lima Guedes Ribeiro
Porque depois de certo tempo ela começa a cair? Eu repleto está precisando alguns nutriente .elas são lindas. Como podem ser mas saudáveis?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Roseli. Talvez elas precisem de adubo orgânico ou de outros cuidados. Aqui temos uma artigo ensinando como cuidar da Flor de Maio: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-de-flor-de-maio-17926.html
jair ribeiro goncalves
como conseguir sementes quantas cores elas tem
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Jair, você pode encontrar as sementes em viveiros ou lojas de jardinagem. As cores mais comuns da Flor de Maio são branca, amarela, salmão, pink, cor-de-rosa, laranja e vermelho.
1 de 3
Como cultivar Flor de Maio