Partilhar

Quais são as melhores plantas para o exterior

Se pretende ter algumas plantas em seu pátio, jardim, terraço ou varanda, o indicado em primeiro lugar é que se informe sobre as mais resistentes às condições climáticas características da sua zona geográfica, assim como à luz do sol. Mas isso não é tudo, pois lembre-se que as plantas precisam de uma manutenção regular para se conservar o melhor possível, portanto também tem que considerar o tipo de cuidados que requerem e escolher as mesmas com base no tempo que tem para dedicar a elas. Em umComo trazemos a você este artigo onde mostramos quais são as melhores plantas para o exterior, como as hortênsias, a hera ou a lavanda.

Também lhe pode interessar: Quais são as melhores plantas para um jardim

Hortênsias

Apesar de precisarem de muitos cuidados, as hortênsias são plantas cativantes e resistentes que trarão alegria ao seu pátio ou jardim com suas flores desde o começo da primavera até ao fim do outono. Em relação às suas cores, dependem em grande parte do tipo de pH do solo sobre o qual se cultivam: em solos ácidos serão de cor azul, nos mais neutros, rosas, e nos alcalinos, brancas.

Em relação aos cuidados das hortênsias, as irrigações devem ser realizadas de forma abundante durante a primavera e o verão para que o substrato esteja continuamente úmido, além de umedecer suficientemente as suas folhas, mas não muito, para evitar o aparecimento de parasitas ou fungos. Neste sentido, para eliminar pragas é conveniente recorrer a fungicidas e inseticidas. Por fim, vale lembrar que durante a floração devem ser adubadas com frequência.

Quais são as melhores plantas para o exterior - Hortênsias

Lavanda

Outra planta muito resistente ao sol e às altas temperaturas é a lavanda, que com o seu cheiro será a alegria da sua casa, particularmente se o espaço estiver suficientemente fechado para que não escape nem um pouquinho de seu perfume. Adapta-se a todo o tipo de solos, mas cresce muito bem em substratos soltos, arenosos, calcários e secos, e sempre deve receber luz solar abundante. Além disso não precisa ser regada habitualmente, sendo suficiente uma vez por semana; consulte aqui como cuidar da lavanda.

Quais são as melhores plantas para o exterior - Lavanda

Hera

Por outro lado, também pode optar pela hera, que além de ter muita personalidade resiste muito bem a condições de sol, apesar de também ser ideal para zonas de sombra ou cobertas. Esta planta pode cobrir as paredes do nosso exterior decorando-as de forma natural, pois chega a um comprimento máxima de 30 metros.

Por outro lado, também não requer muita irrigação: durante estações mais quentes, 3 ou 4 vezes por semana, e durante as mais frias, uma vez por semana. Da mesma forma, a hera é capaz de resistir até os 5ºC, mas também suporta temperaturas altas de aproximadamente 32ºC.

Quais são as melhores plantas para o exterior - Hera

Tulipas

Para as varandas e janelas são muito recomendadas bonitas tulipas, pois suportam mudanças nas temperaturas e são ideais tanto no inverno como no verão. Além de ser uma planta de exterior devido a esta característica, também pode ser colocada dentro de casa, e estas plantas não precisam de muita manutenção graças à sua grande resistência.

Por isso, durante a temporada de chuvas não têm que ser regadas, no verão sim, com regularidade, e na primavera não precisam de tanta água. Na hora de plantar as tulipas é preferível que o faça no outono: escolha um lugar onde tenha sombra e semeie os bulbos a uma distância de 15 cm entre cada um, depois cubra com terra e finalmente regue.

Quais são as melhores plantas para o exterior - Tulipas

Jasmins

O jasmim, com seu delicioso cheiro, é uma opção ideal para o exterior, já que precisa de luz abundante, mas também pode sobreviver à meia sombra. No entanto, não costuma suportar muito bem as geadas e precisa ser regado com regularidade, a cada 7 ou 15 dias, principalmente no verão. Pode consultar aqui outros conselhos sobre como cuidar de uma planta de jasmim.

Quais são as melhores plantas para o exterior - Jasmins

Prímulas

Além disso, também propomos as prímulas como plantas repletas de cores que podem ser usadas tanto no interior como no exterior. Em relação à manutenção, precisam de água mas não em abundância, pois as suas folhas tendem a ficar amarelas. Também devem ser colocadas à meia sombra e não toleram estar em pleno sol, apesar de suportarem temperaturas baixas, não resistem a grandes geadas.

Quais são as melhores plantas para o exterior - Prímulas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as melhores plantas para o exterior, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário sobre Quais são as melhores plantas para o exterior

1 de 7

Voltar ao topo da página