Cuidar de uma planta

Como cuidar de suculentas

Como cuidar de suculentas
Imagem: flores.culturamix.com

As suculentas são plantas bastante parecidas com os cactos, elas costumam ser pequenas e fofinhas, por isso do seu nome. Essas plantas podem embelezar ambientes internos e externos de sua casa, mas exigem alguns cuidados. Para cultivá-las da melhor forma, o umComo.com.br vai ensinar como cuidar de suculentas.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de suculentas pendentes
Passos a seguir:
1

As suculentas possuem os mais variados formatos e em residências costuma-se encontrar várias espécies formando lindas combinações.

Como cuidar de suculentas - Passo 1
Imagem: minhacasaminhacara.com.br
2

Assim como os cactos com os quais se assemelham, as suculentas são originárias de clima árido, quase seco. Nesse sentido, elas são bastante resistentes ao calor, algumas possuem pelos nas folhas e outras um tipo de cera, esses mecanismos são a sua maneira de evitar que a água evapore.

3

Essas plantas se dão melhor em vasos de barro ou de cerâmica, quando impermeabilizados e pintados. Os vasos de fibra de coco também são boas opções, já que permitem às raízes se desenvolverem melhor. Porém, é possível fazer arranjos com espécies diferentes em grandes vasos de vidro.

4

As suculentas exigem pouca manutenção, sem a necessidade de regas frequentes. No entanto, o seu solo deve ser bem drenado e a planta deve ficar em um local onde possa pegar, em média, quatro horas de sol por dia, mas o excesso de sol não é saudável.

Dica: Acesse também esse artigo para conhecer essas 6 suculentas de sol pleno e outros tipos!

5

A vantagem da planta ser cultivada em vasos de cerâmica é porque assim ela se mantém molhada por mais tempo. Caso a única opção sejam os vasos de plástico, como cuidar de suculentas vai exigir que você faça regas mais abundantes, pois esse material prejudica a absorção de água pela planta.

6

A capacidade de absorção das suculentas também está associada ao tipo de adubo que o seu solo recebe. No caso de você usar matéria orgânica do tipo NPK, a planta vai chupar mais nutrientes do solo e poderá sobreviver por mais tempo. No entanto, o melhor tipo de adubo varia conforme a espécie.

7

Outro cuidado com as suculentas é que o seu substrato (terra) seja bem drenado. Assim, você pode montar um vaso com uma parte de terra vegetal para duas partes de areia grossa. Outra combinação é partes iguais de terra vermelha, húmus de minhoca, areia grossa para substrato e carvão mineral bem moído.

8

Mesmo no verão, a suculenta deve receber regas generosas, mas só uma vez por semana, assim, ela absorve a água gradativamente. Porém, ao perceber que as folhas vão murchar aumente aos poucos a quantidade de água das regas. Já se as folhas de base começarem a apodrecer está na hora de reduzir a quantia de água que ela está recebendo.

Leitura complementar: Minha suculenta está morrendo, o que fazer?

9

Quanto à adubação, é preciso ter cuidado para não usá-lo em excesso, pois os adubos são ricos em nitrogênio que podem causar o crescimento exagerado da planta, se isso ocorrer, a suculenta ficará com folhas curtas e uma estrutura mais comprida, além de sensíveis às pragas.

Leitura complementar: Como fazer jardim no pote

10

O mesmo problema que o nitrogênio causa pode ocorrer se a planta não receber o suficiente de sol diariamente. Outra forma de saber se ela está recebendo pouco sol é que vai ficar com as suas folhas desbotadas.

Veja também: Guia completo sobre como fazer suculentas coloridas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de suculentas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
A sua avaliação:
Marcos
Excelentes dicas, parabéns!
A sua avaliação:
Gilvanira p de lima
minha petunia está morrendo o que fazer
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oie, Gil. Sugerimos que você dê uma olhada no artigo que explica como cuidar das petúnias: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-das-petunias-14182.html Espero que te ajude! 😃
A sua avaliação:
alexandre
comprei uma suculenta porem fui informado que devo colocar ela para tomar sol no minimo meia hora todos os dias, e devo regala dia sim dia não, pois esta num vaso de plastico. como posso fazer para ela não morrer.
Sandra Barbosa de Almeida Machado
Como fazer a jade florir
Ilda
Gostaria de fazer um ambiente na minha casa ,com suculenta.
Mais não sei como começar.
Preciso de uma dica?
A sua avaliação:
Simone Berbel
Quero aprender a cultivar suculentas.
tania
minhas suculentas ficam no sol, e estão amareladas.o q faço ?
A sua avaliação:
João Alvarez
gostaria de saber da begonias REX
Editor umComo.com.br
Oi João! Confira nossa matéria sobre begônias: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-de-begonias-23558.html
A sua avaliação:
maria socorro bertulli
Como vocês conhecem o assunto, gostaria de saber onde comprar suculentas coloridas, pois já tentei em alguns garden e não as encontrei. Já agradecida, betebertulli.
A sua avaliação:
Elisa Santos
Eu amo suculentas, cultivo e trabalho há mais de 3 anos com elas.
A sua avaliação:
Elisabete Souza
onde minhas suculentas estão elas pegam mais sombras, isso complica a vida dlas ??
A sua avaliação:
Maria Graciete Maia Lopes
Posso colocar na mistura para cactos, areia do pacote dos gatos?
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Confira qual a melhor terra para cactos aqui: https://casa.umcomo.com.br/artigo/qual-e-a-terra-ideal-para-os-cactos-4175.html
A sua avaliação:
vanuza das graças da silva
minhas suculentas morrem muito fácil,molho uma vez por semana,as vezes fico até mais q uma semana.
Editor umComo.com.br
Oi Vanuza! É importante que as suculentas peguem pelo menos 4 horas de sol por dia. Para além disso, o solo deve ser bem drenado. Certifique-se que está dando todos os cuidados que as suas suculentas precisam para não morrerem. Obrigado pelo comentário e boas plantações!
A sua avaliação:
ELAINE CRISTINA OLIVEIRA NEVES
para regar é na rais ou nas folha
sandra Eugênia de Oliviera Moura
A rega deve sr somente na raiz;
A sua avaliação:
Simone
Obrigada pelas dicas.
Editor umComo.com.br
Oi Simone! Obrigada nós pelo seu comentário e visita no site :) Continue acompanhando a nossa página ;)
Edna
Onde consigo as vitaminas para suculentas?
Imagem: flores.culturamix.com
Imagem: minhacasaminhacara.com.br
1 de 2
Como cuidar de suculentas