PARTILHAR

Como cultivar manjericão em casa

Como cultivar manjericão em casa

O manjericão é uma planta aromática característica da região do Mediterrâneo, muito comum para plantar em casa e que se pode utilizar também na cozinha, por exemplo para fazer um molho pesto. Nas casas italianas, por exemplo, é comum encontrar manjericão plantado nas janelas e exalando um delicioso perfume. E o que melhor do que utilizar manjericão fresco e cultivado por nós para preparar os mais diversos pratos e receitas? É muito simples plantar manjericão, só é preciso colocá-lo num local que receba sol direto e ir regando frequentemente. Contudo, o que deve ter em conta é que é uma planta anual, ou seja, deve plantá-la de novo todos os anos. Uma das formas de plantação é fazer sementeiras para depois as transplantar para um vaso. Em umCOMO explicamos a melhor a forma sobre como cultivar manjericão em casa.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma horta em casa

Como plantar manjericão

O manjericão é uma planta que não resiste às geadas, por isso recomendamos que a plante a meados ou finais da primavera. Como é uma erva que precisa de bastante ar quente e de sol para crescer, o melhor é começar a semeá-la dentro de casa, assim não corre o risco de as sementes ficarem danificadas devido à geada. Caso resida numa região de bastante calor, esqueça este conselho.

  1. Para plantar manjericão, podemos extrair as sementes para plantar no outono de uma planta adulta e guardar para semear numa bolsa de papel, ou então comprar numa loja de produtos hortícolas e jardinagem. Você deve escolher o tipo de manjericão que pretende plantar, uma vez que este tipo de erva tem muitas variedades diferentes, cada uma delas com um aroma e sabor diferentes.
  2. Pode plantar as sementes de manjericão em um recipiente ou vários recipientes individuais ou, então diretamente no local definitivo da horta (em regiões de clima quente). Deve colocar na sementeira terra fresca e adubada, com uma altura entre 5 a 10 centímetros.
  3. As sementes devem ser plantadas a pouca profundidade, cerca de1 cm, fazendo buracos com o dedo na terra, e depositando duas ou três sementes por buraco, depois cubra com terra cuidadosamente e por fim regue com água toda a sementeira. A sementeira deve estar numa janela, varanda ou terraço para que receba sol diretamente, e deve ser regada a cada um ou dois dias.
  4. A planta recém-nascida entre 10 e 15 dias depois da plantação, e podemos mantê-las aí até que tenham 6 folhas (uns 8 ou 10 centímetros de altura). Depois, você pode plantar na terra ou em vaso.

Depois de colher o manjericão, você pode preparar deliciosas receitas com ele. Veja como fazer uma salada caprese e como fazer bruschetta de presunto e aproveite seu delicioso manjericão fresco.

Como cultivar manjericão em casa - Como plantar manjericão

Como plantar manjericão em vaso

Plantar o manjericão em vaso é uma boa opção para aqueles que vivem em apartamentos ou espaços pequenos e mesmo assim desejam usufruir de temperos e ervas frescas. Afinal, não é preciso ter um jardim ou um enorme quintal para aproveitar dos frutos da natureza, certo? Confira a seguir nossas dicas sobre como plantar manjericão em vaso:

  1. Quando o manjericão atingir cerca de 8 a 10 centímetros de altura, deve-se transplantar a planta. O transplante deve ser feito pela manhã, antes da sementeira receber sol e antes de regar as plantas. Deve ter muito cuidado com as plântulas (os brotos de manjericão) para não estragar as raízes, que são muito sensíveis e delicadas. Antes de transplantar, deve ter um vaso preparado (o tamanho de vaso para manjericão deve ter uns 20 ou 30 cm de altura) com terra adubada, seca e não muito compacta. O ideal é que a terra seja fértil. Para isso, você pode preparar um fertilizante caseiro a partir das dicas deste artigo do umCOMO.
  2. No vaso faça um buraco com a mão ou uma pá de jardim, e coloque a plântula, com cuidado para que as raízes não se dobrem. Depois junte a terra até cobrir um pouco o caule, e compacte um pouco a terra apoiando as palmas das mãos próximo do caule e pressionando suavemente.
  3. Assim que o manjericão crescer, terá folhas frescas desde o início do verão até meados do outono, e algumas vezes até um pouco mais tarde.
  4. Por fim, deve regar abundantemente toda a superfície de terra. A rega do manjericão deve ser frequente mas em poucas quantidades, ou seja, de modo a manter o solo sempre úmido, mas não encharcado. Deve-se também evitar o sol muito intenso (como o sol da tarde), e dar preferência a locais com incidência do sol da manhã.

Em casa pode plantar muitas outras ervas aromáticas para condimentar os seus pratos ou para fazer aromatizadores de ambiente, como a hortelã, a lavanda, a menta, o louro, a salsa ou o alecrim.

Como fazer muda de manjericão

O manjericão é uma planta do Mediterrâneo e muito resistente, e por isso propagá-la é muito fácil e pode ser feito inclusive por jardineiros pouco experientes. Ou seja, você não precisa ter um "dedo verde" para poder contar com um belo manjericão em sua casa ou apartamento. Confira o passo a passo a seguir para saber como fazer muda de manjericão:

  1. Da planta-mãe, selecione um galho de no mínimo 7 centímetros de comprimento;
  2. Remova as folhas do galho, deixando apenas as do topo - as folhas menores estão em desenvolvimento e sugam a energia que o galho irá precisar para desenvolver as raízes posteriormente;
  3. Coloque o galho de manjericão em um copo com água limpa e observe o desenvolvimento das raízes da planta. O ideal é esperar cerca de duas semanas (você pode trocar a água duas vezes a cada sete dias ou quando julgar conveniente) ou até a muda atingir cinco centímetros de raiz;
  4. Como plantar manjericão com raiz? Ora, agora que a raiz foi plenamente desenvolvida na água, prepare um vaso conforme nossas orientações anteriores e plante sua muda de manjericão. É um ótimo presente para amigos e familiares!

Atenção: diferentemente de outras ervas aromáticas como a cebolinha, por exemplo, não se recomenda plantar manjericão na água. A água é um local de transição para as mudas de manjericão criarem raízes até serem transplantadas para a terra de forma definitiva.

Como recuperar manjericão seco

Infelizmente, algumas vezes nosso manjericão pode ser vítima de pragas ou até mesmo ficar seco. Com sorte, podemos reverter esse quadro e ter de novo um manjericão bonito e saudável. Confira nossas dicas para obter esse sucesso a seguir:

  1. Remova as folhas do manjericão que estiverem secas e amareladas;
  2. Retire a planta do vaso cuidadosamente, junto com a terra que está compactada a ela;
  3. Deixe a planta em um recipiente amplo e com água por cerca de dez minutos;
  4. Passado esses dez minutos, coloque a planta em cima de algumas folhas de papel toalha;
  5. Retire o excesso de terra e replante o manjericão em um novo vaso com terra fértil e úmida;
  6. Borrife um pouco de água nas folhas do manjericão;
  7. Observe a planta pelos dias que se seguirem. Coloque o dedo indicador na terra: se ela estiver úmida, ok; se estiver seca, precisa de rega.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar manjericão em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • As folhas de manjericão perdem a maior parte do seu aroma pouco tempo depois de serem cortadas, por isso arranque-as quando as for usar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
52 comentários
A sua avaliação:
gesuAldo Dinieri
Boa noite. Esta e a minha primeira experiencia em plantio residencial. Gosto de todos tipos de temperos frescos em especial do mangericão, e não sempre agente consegui comprar em supermercados um mangericão bonito, principalmente para fazer pesto.
Atenciosamente. GesuAldo
A sua avaliação:
Marisa
játenho as mudas em 8cm, vou seguir as instruções e replantar!
A sua avaliação:
xanta
Muito bom
Dulce Vargas
Comprei uma muda de manjericão e desejaria saber como proceder pra sempre tê-la linda pra usar na cozinha?
A sua avaliação:
gloria sampaio
Muito útil o artigo que orienta o plantio do manjericão.
Editor umComo.com.br
Oi Gloria! Que bom que você gostou da matéria. Continue nos acompanhando :)
A sua avaliação:
simone
as espécies mais utilizadas ou mais comuns nas casas não são anuais....
EBE OLIVEIRA
Manjericão pode ser plantado por estaca ou muda? Deve-se cortar as flores, logo que apareçam?
A sua avaliação:
Gabriel Fava
Posso por adubo liquido no pires do vaso do manjericão?
A sua avaliação:
Marzilea Mattos
Já tentei cultivar manjericão por várias vezes, acontece que o caule fica escuro e acaba apodrecendo, se coloco no sol, não resiste, coloque em um vaso na janela da cozinha e apanha sol através da vidraça e tem um fechamento em ripas, ela também escurece e acaba não resistindo, o que faço?

Ivair Reis
Boa tarde segui as dicas e o meu mangericão está lindo muito obrigado.
waldenia
ja plantei nao consigo te_lo bonito como plantar de galhos
lucas
oi eu não achei em que solo o manjericão gosta
Eloy José ribeiro filho
Como cutiva orégano em casa,preciso arrumar muda ou sementes de malva cheirosa,aquela apropriada pra remédio,tem folhas aredondada e talo comprido
Carmem Silvia
Comprei um maço de manjericão no supermercado e gostaria de plantá-lo em um vaso, mas não veio com a raiz, como devo fazer?
Jean
Estudar.
Tarcisio S. Coelho
Olá Sara gostaria de fazer uma pergunta.Meu pezinho de manjericão é plantado em um vaso porem não se desenvolve bem e tem folhas amareladas moro em Presidente Prudente SP o sol aqui é bem forte a temperatura as vezes chega a 39 graus sera que eu teria q fazer uma cobertura com sombrite ou deixo ao sol mesmo.Obrigado a atenção.
Marco Luiz
Sara Viega. Bom dia. Qual seria o adubo ideal para repor e qual frequencia para que a muda de manjericao sempre se mantenha com folhas para o consumo?
Luciana
Adorei!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Luciana, muito obrigada valeu :) Continue acompanhando o nosso site :)
Júlio
Olá, meu manjericão está queimando nas bordas das folhas... E isso está cada vez pior, antes era só em poucas folhas e um pouquinho queimado e agora está se alastrando pro meio da folha. Ele também apresenta bolinhas cor creme que não saem, é como se estivesse pintado. Espero ansiosamente a resposta.
Moema
Obrigado, foi muito útil entrar no site. Comprei um vaso com manjericão e não sabia a frequência de molhar. Só não sei o que é a semente, o meu veio florido, eu sei que depois vem a semente. Como é a semente? Obrigado
Maria de Fatima Alves
Adorei a forma como vc nos dá dicas sobre plantar ervas aromáticas. Obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria, que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando o nosso site :)
Como cultivar manjericão em casa
1 de 2
Como cultivar manjericão em casa

Voltar ao topo da página ↑