Outras árvores de fruto

Como plantar Uvaia

Como plantar Uvaia

A Uvaia é uma fruta semelhante à pitanga, com nome que vem do tupi e significa "fruta-azeda", "fruta-cítrica", e também pode ser conhecida por Orvalha e Uvalha. A uvaia é de uma árvore que não cresce muito, mas pode atingir até 13 metros de altura, com copa arredondada em forma de taça. É originária da floresta atlântica, que vai do Rio Grande do Sul ao estado de São Paulo.

De plantio simples, a uvaia pode ser plantada em pomar, em conjunto com outras frutas. Neste artigo, umComo apresenta um passo-a-passo sobre como plantar Uvaia.

Também lhe pode interessar: Como plantar pitanga

Passos a seguir:

1

A uvaia é extremamente adaptável à climas temperados, sendo que a média preferida encontra-se entre 18 e 26 graus. Certifique-se de que o clima da sua região é compatível com o plantio de uvaia.

2

Assim como a sua relação com o clima, a uvaia pode desenvolver-se em diversos tipos de solo, variando de arenoso a argiloso e de ácido a alcalino. Porém, para que ela possa dar bons frutos e não apresentar problemas de crescimento, recomenda-se um solo rico em matéria orgânica e com boa capacidade de drenagem.

3

Se for plantar uvaia por sementes, conhecidas pelas suas características como a coloração creme e por serem recalcitrantes, perdem a capacidade de germinar após 20 dias. É recomendado iniciar a germinação assim que conseguir as sementes.

4

Se for plantar uvaia por mudas, o que é mais recomendado, pelos motivos citados acima, plante-a em pleno sol. A cova deve ter 50 cm de profundidade. Procure adicionar um pouco de serragem ou pequenas pedras no fundo, para aumentar a capacidade de vazão da terra, além de adicionar ao menos - na composição da terra - 30% de adubo ou matéria orgânica.

5

Além destes poucos cuidados, o pé de uvaia desenvolve-se melhor quando há grande incidência de luz solar. No mínimo 4 horas diárias, não havendo problema à exposição à luz solar nas horas do dia onde ela é mais incidente.

Como plantar Uvaia - Passo 5
Imagem: eugeniaprada.com
6

Não há necessidade de cuidados especiais durante o tempo de desenvolvimento. O tempo entre o plantio e a primeira frutificação varia de 4 a 6 anos. Nesta altura, a planta já deverá ter um médio porte, suficiente para trazer bons frutos..

7

A frutificação costuma ocorrer entre os meses de Setembro a Novembro, as uvaias, podem ser consumidas naturalmente, desde que não tenham sido utilizados pesticidas durante o cultivo. A uvaia pode ser consumida em sucos, saladas de frutas e tem poupa que pode ser utilizada em sorvetes - que a propósito são deliciosos. Além destes usos, a uvaia tem potencial para confecção de vinhos e vinagres.

Veja também:

Como plantar Uvaia - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como plantar Uvaia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
A sua avaliação:
Carlos Roberto Gullo Pereira
Prezado Senhores, gostaria de saber, se a muda de Uvaia pode-se plantar em vaso, e se a mesma pode-se fazer enxerto, para a frutificação ser mais rapida.E como fazer o referido enxerto, da melhor maneira possivel. Aguardo o pronunciamento a respeito, e agradeço a atençao. Favor responder no meu referido e.mail.Meu rendereço: Carlos Roberto Gullo Pereira
Vera
Olá Boa tarde a raiz da uvaia ela vai para baixo ou para os lados?
fatima.axe_silva@hotmail.com
Sou iniciante na area de cultivo,estou começando,e preciso de ajuda
JOSE GERALDO FERNANDES TITO
Tenho 2 pés de uvaia plantados em minha casa. Alem desses tenho mais 2 pés plantados em vasos no quintal. Tenho desejo de trazer esses vasos para dentro da casa. Continuarão a crescer ? Não perderão o viço ? Gostaria de comunicar uma curiosidade que por comparações diversas cheguei a fazer experiência, já por 2 anos , trazendo alguns ramos dessa árvore para dentro de casa e notei que, quando lá estão espantam mosquitos, pernilongos e outras espécies. Muito interessante . Naturalmente não é experiência cientifica, pois não entendo nada de plantas ou insetos. Terá isso algum fundamento. Se for possível cultivar essa planta dentro de casa poderei chegar a uma conclusão bem interessante. Estou muito curioso. Poderei você, por favor, dar-me alguma sugestão. Obrigado. José Geraldo Fernandes Tito. Espírito Santo do Pinhal -SP.
ROBERTO
OLA TENHO 3 PES DE UVAIA POREM ELES FLORIRAM ALIAS FOI A 1 VEZ QUE ACONTECEU TENHO ELES APROXIMADAMENTE 5 ANOS POREM NAO DERAM FRUTOS AS FLORES FICARAM POR VOLTA DE 1 SEMANA DEPOIS CAIRAM O QUE PODE SER ......ABRIGADOOOO
A sua avaliação:
Luciane
ganhei uma muda dessa planta do meu tio José (102), ele precisou cortar um pé que tinha em casa. fiquei louca por uma muda, pois, o cheiro dessa fruta lembra toda minha infância na casa dele. Porém, como não tenho lugar, plantei em um vaso grande de plástico, só que ela fica muito seca com o calor que anda fazendo aqui em são paulo! Estou passando ela para um vaso maior e de barro, você teria mais alguma dica para me dar?
A sua avaliação:
cesar
Bom Dia! Em meu quintal nasceu um pé de Uvaia, e com uns 5 anos já produziu duas vezes, estou ainda colhendo as frutas que estão bem grandinhas! É realmente muito bonito o pé todo carregado, sem contar na delicia que é o gosto da fruta! Muito bom!
Editor umComo.com.br
Oi Cesar! Que bom fazer isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Maria Rosineide Francisco
Bom dia, Tenho um pé de uvaia que já floresceu nos últimos 02 anos, porém não produziu nem um fruto. Gostaria de saber se preciso fazer alguma coisa, colocar algum adubo específico. Obrigada. Atenciosamente, Rosineide
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Se você plantar uvaia por mudar, deve adicionar na cova um pouco de serragem ou pedras, para além de adubo ou matéria orgânica. Foi isso que fez?
A sua avaliação:
Silvia Cardoso
Bom dia! Ontem colhemos as primeiras uvaias na nossa chácara. Já providenciamos sacos para plantio de 10 futuras mudas. Que venham novas uvaieiras!!! Obrigada pelas instruções de como plantar as sementes.
Editor umComo.com.br
Oi Silvia! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Mauro Matias
Qual mês deve plantar a uvaia de semente? Tenho um pé que já está começando a frutificar, e gostaria de usar as sementes no futuro.
Editor umComo.com.br
Oi Mauro! A uvaia deve ser plantada a partir setembro até novembro. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Regina Coeli Rezende Monti
A uvaia pode ser cultivada em vaso?
Editor umComo.com.br
Oi Regina! Você pode plantar a uvaia em vasos sim, pois ela se adapta bem. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
antonia de maria sampaio lopes
ela é uma fruta muito gostosa
Editor umComo.com.br
Oi Antonia! É mesmo! Muito obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
Nestor Nogueira Cunha Filho
Tenho um pé de uvaia e desejo produzir mudas, como devo proceder para obtelas. Desde já agradeço a atençao, aguardo resposta;
A sua avaliação:
Bryan Ranellucci
Amigos, tenho um pe de uvaia em minha chacara, estou colhendo os frutos para fazer suco , mas estao todas com uma larva branca. Gostaria de saber como evitar isso para o proximo ano. Obrigado. Uma braço. Bryan.
A sua avaliação:
Maria Esméria
Olá, Tenho aqui em casa um pé de uvaia há mais ou menos uns 7 pra oito anos e não sai de uns 60 centímetros. Pega sol e o solo é bem drenado, porque será que não vai pra frente?
A sua avaliação:
LUIZ
como cultivar uváia em vasos/
luiz carlos de oliveira
Gostaria de saber como se faz o enxerto da Uvaia. Por encostia, enxertia ou outras. Tenho um pé de Uvaia, mas é pequeno ainda, uns 50cm de altura. Quanto tempo leva para dar frutos?
GILDETE DA SILVA MERCÊS
EU GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRAR MUDAS DE UVAIA POIS, JÁ PROCUREI ATÉ NO CEASA E NÃO ACHEI. MORO EM MIRASSOL-SP. PRÓXIMO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO.
Leo testut
Pela Internet consegue fácil...a germinação por sementes é complicado...na zona da mata mineira dá igual a Mato....
Danir
Eu tenho um pe de uvaia em frente minha casa em porto ferreira sp
Imagem: eugeniaprada.com
1 de 3
Como plantar Uvaia